Ícone alego digital Ícone alego digital

Criação de escola estadual em Aragarças avança à segunda fase de votação

15 de Outubro de 2026 às 11:02

O Poder Legislativo aprovou, na manhã desta quinta-feira, 15, o projeto de lei nº 18872/26, que tem por objetivo criar o Colégio Estadual Luiz Dias Paes Leme, unidade de ensino na cidade de Aragarças. A proposta, que passou pela primeira fase de discussão e votação, contou com 21 votos favoráveis e nenhum contrário. 

A iniciativa partiu da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e regulariza a unidade escolar em observância às diretrizes da Lei nº 18.969/15, que aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio 2015-2025. Segundo a pasta, a escola funciona desde 1989 sem a instituição formal por lei de criação e denominação estadual.

Segundo a Seduc, o estabelecimento foi inaugurado em maio de 1987 pela Prefeitura de Aragarças. No ano seguinte, entretanto, passou por processo de estadualização, e hoje encontra-se sob responsabilidade da pasta. Posteriormente, a Lei Municipal nº 2.580/89, ao autorizar a doação do imóvel ao Estado, registrou a existência de escola no local e atribuiu a denominação "Luiz Dias Paes Leme", o que evidencia regularmente suas atividades educacionais.

Apesar disso, argumenta a Governadoria, não foi editada a correspondente lei estadual destinada à criação e à denominação do estabelecimento de ensino, razão pela qual a formalização legislativa necessária à sua plena regularização ainda não foi concluída.

Agora, o texto seguirá para uma nova rodada de votação e discussão em Plenário. Se aprovado em definitivo, o texto será enviado para sanção do governador Daniel Vilela (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.