Livro sobre a ditadura militar no Brasil é lançado em Goiânia
A Assembléia Legislativa e a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa lançaram nesta quinta-feira, em Goiânia, o livro Ditadura Militar: depoimentos para a história. O lançamento ocorreu na sede do Iphan, na rua 84 número 61, setor Sul.
Antes de Goiânia, o livro teve o seu primeiro lançamento na sede da Assembléia no dia 26 de agosto. Em 16 de outubro, a obra foi lançada na Cidade de Goiás e no dia 30, em Pirenópolis.
Ditadura Militar: depoimentos para a história contém 28 depoimentos de militantes goianos que tiveram uma significativa atuação de resistência ao autoritarismo imposto em todo o País. Coordenador da obra, o jornalista Pinheiro Salles, que também é bacharel em Direito, teve uma longa militância política, com atuação em movimentos políticos ligados à esquerda - Polop (Organização Marxista Política Operária); POC (Partido Operário Comunista) e MCR (Movimento Comunista Revolucionário), do qual foi o principal fundador.
Pinheiro Salles atuou na clandestinidade durante dois anos, participando da luta armada contra a ditadura militar. Foi preso em 1970 e solto nove anos depois, com a entrada em vigor da Lei da Anistia, mas com irreversíveis seqüelas das torturas.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o deputado Mauro Rubem (PT) esteve presente no lançamento. Na cerimônia, destacou a grande procura pelo livro, a necessidade de uma maior tiragem e de uma segunda edição ampliada, com novos depoimentos. “O grande interesse pelo livro é a prova de que o povo goiano quer saber da sua história”, ressaltou o deputado.