Marconi no Senado
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helder Valin (PSDB) comentou a eleição do senador tucano Marconi Perillo para a primeira-Vice Presidência do Senado, ocorrida no final da tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro. "É um orgulho para o PSDB goiano e para todo o povo de Goiás ter o senador Marconi Perillo participando da Mesa Diretora de uma das mais importantes Casas de Leis do País. Tenho certeza de que, também no Senado, Marconi Perillo irá realizar um grande trabalho."
Na avaliação do ex-presidente da Casa, deputado Jardel Sebba (PSDB), o Senado tem muito a ganhar com Marconi Perillo na composição da Mesa. "O senador goiano vai emprestar à Mesa Diretora um pouco da competência, dinamismo e habilidade como articulador político que demonstrou ser durante a sua carreira política vitoriosa", disse ele.
Outros três deputados estaduais tucanos também falaram sobre o assunto. Daniel Goulart, Fábio Sousa e Honor Cruvinel avaliam que Marconi foi a melhor escolha que os tucanos poderiam ter feito para a primeira Vice-presidência do Senado.
Goulart afirmou que o carisma e a competência do senador Marconi Perillo fariam dele presidente do Senado, caso o PSDB tivesse a maioria dos assentos na Casa. O ex-governador de Goiás, disse o deputado, sempre conquistou a simpatia de seus colegas desde o começo de sua trajetória no Parlamento goiano. "A liderança de Marconi por onde passou se deve a muito trabalho e competência", salientou.
"Um ganho extraordinário para Goiás e em especial para o PSDB nacional". Foi o comentário do deputado Honor Cruvinel sobre a eleição do senador tucano Marconi Perillo para a Vice-presidência do Senado. "O senador é um dos grandes líderes do partido no Brasil e conhece a dinâmica legislativa como ninguém", disse o parlamentar sobre a chegada do PSDB no segundo posto do Senado Federal. Ele lembra ainda que o senador goiano como vice-presidente da Casa facilitará muito a canalização de recursos financeiros para o Estado.
"É o melhor nome e é uma grande força política, o que vai dar muita visibilidade para Goiânia", diz o deputado Fábio Sousa. Para ele, Marconi vai acabar presidindo muitas sessões, pois pode ser comum haver a ausência do presidente do Senado. "E sem contar que Marconi é muito inteligente e acabará cavando espaços para Goiás, conquistando mais visibilidade ainda."
Eleição
O senador Marconi Perillo foi eleito e empossado, na tarde desta terça-feira, 3, para a 1ª Vice-presidência do Senado Federal, juntamente com a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que foi empossada na 2ª Vice-presidência.
Por sua vez, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ocupa a 1ª Secretaria, enquanto a 2ª Secretaria é ocupada pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI) e a 3ª Secretaria, pelo senador Mão Santa (PMDB-PI). O 4º Secretário e os suplentes serão escolhidos nesta quarta-feira (4), devido à falta de consenso sobre os nomes que irão ocupar esses cargos.