Confecções
Lido em plenário na sessão de ontem, o projeto de redução do ICMS para o setor de confecções deverá ser votado ainda neste mês, em sessões extraordinárias. Esta é a expectativa do presidente da Assembléia Legislativa (PSDB), que afirmou que a tramitação da matéria na Casa será em regime de urgência e preferência.
Na manhã desta terça-feira, 17, Helder Valin recebeu o presidente da Associação Goiana das Indústrias de Confecções e Correlatas (Agicon), Frederico Evangelista, que veio acompanhado de um grupo de representantes do setor. Eles vieram exatamente pedir urgência na votação do projeto que isenta as empresas optantes do Simples Federal de ICMS nas operações interestaduais e concede outros benefícios ao setor.
De acordo com justificativa do governador Alcides Rodrigues (PP), que entregou o projeto a Helder Valin, no último dia 5, o objetivo é fortalecer o setor, responsável por aproximadamente 20 mil empregos diretos e 80 mil indiretos no Estado. “O setor estava sofrendo com a alta concorrência asiática e, com a medida, aumentamos sua competitividade”, ressaltou o governador, que estava acompanhado do secretário de Fazenda, Jorcelino Braga, quando recebeu o presidente da Assembleia no Palácio.
Consciente de que cerca de 90% das vagas do setor de confecções são ocupadas por mulheres, Helder Valin prometeu prioridade total ao projeto. Para que a matéria seja devidamente discutida pelos deputados, o presidente da Assembleia prevê que ela seja votada e aprovada até a primeira semana de março próximo, quando será devolvida para a sanção do Governador.