Ícone alego digital Ícone alego digital

Carlos Lupi

29 de Maio de 2009 às 12:47
Assembleia homenageia Ministro do Trabalho na próxima segunda-feira. Proposta é da deputada Isaura Lemos.

A Assembleia Legislativa vai agraciar o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi com o titulo de Cidadão Goiano. A homenagem será realizada em sessão especial, na segunda-feira, 1º, às 20 horas, no Plenário Getulino Artiaga. A proposta de concessão da honraria é da líder do PDT goiano, deputada Isaura Lemos. Recentemente, Carlos Lupi se licenciou da Presidência Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Natural de Campinas (SP), Lupi é casado com a jornalista Ângela Rocha, tem três filhos e é formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A amizade e o respeito ao líder trabalhista Leonel Brizola fez com que participasse da fundação do PDT, seu único partido até hoje. Em 1990, foi eleito deputado federal com 20 mil votos e integrou a Comissão que elaborou e aprovou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O primeiro cargo público do ministro foi como coordenador das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983. Lupi também ocupou os cargos de secretário municipal de Transportes de Rio de Janeiro e de secretário de Governo do Estado do Rio.

Em 2007, Carlos Lupi assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego, após decisão do Diretório Nacional do PDT de apoiar o Governo do presidente Lula (PT). Suas marcas à frente do Ministério são a defesa dos direitos trabalhistas e a qualificação profissional como eixo da política de geração de emprego e promoção da cidadania.

Além disso, o ministro ajudou a levar cursos de capacitação aos quatro cantos do país, sempre priorizando jovens de baixa renda. Propôs e conseguiu em 2008 aumentar em oito vezes os recursos do Ministério para essa área.

Outro homenageado

Ainda na sessão da próxima segunda-feira, a Assembleia presta homeagem ao comandante do Batalhão de Operações Especiais do Exército, general de Brigada Paulo Humberto Cesar de Oliveira. Ele também recebe o título de cidadão goiano. A homenagem foi proposta pelo deputado Wellington Valim (PTdoB).

Paulo Humberto é natural do Rio de Janeiro e comanda o Batalhão em Goiânia desde novembro de 2007. É oficial do Exército desde 1977, após concluir curso de formação na Academia Militar das Agulhas Negras.

O general já participou de operações com o batalhão brasileiro no Haiti. Também já recebeu, dentre várias condecorações, a Medalha das Nações Unidas e a Ordem do Mérito Militar. Paulo Humberto é casado com Simone Masiero e tem dois filhos: Bruno e Rafael.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.