Projetos proíbem celulares nas escolas públicas do Estado
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 3, a proibição do uso de telefones celulares por alunos e professores nas salas de aulas das escolas de educação básica de todo o País. O texto original é do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).
Na Assembleia Legislativa de Goiás, projetos dos deputados Thiago Peixoto (PMDB), Luiz Carlos do Carmo (PMDB), Wellington Valim (PTdoB), Adriete Elias (PMDB) e José Nelto (PMDB) tramitam com o mesmo teor na Comissão de Educação da Casa. Segundo as propostas, fica proibido o uso de celulares nas escolas públicas do Estado de Goiás.
O deputado Luiz Carlos do Carmo justifica que o objetivo da proposta é “assegurar um ambiente escolar de aprendizagem sem incômodos, mantendo a atenção do aluno direcionada ao assunto ou matéria pelo qual o professor, no exercício de sua função, esteja ensinando, sem interrupções que possam desviar o grupo do objetivo”. O parlamentar acredita que “o celular no ambiente escolar compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, prejudicando o rendimento escolar”.