Ícone alego digital Ícone alego digital

ConPAZ

18 de Junho de 2009 às 13:01
Mauro Rubem quer celebrar Dia Estadual da Cultura da Paz em 21 de setembro. Projeto foi aprovado em Plenário.

Projeto de lei do deputado Mauro Rubem (PT) propõe a instituição do Dia Estadual pela Cultura da Paz (ConPAZ) no âmbito do Estado, a ser celebrado anualmente no dia 21 de setembro, quando também serão veiculadas campanhas de conscientização e divulgação do ideal de luta pela harmonia entre os homens e cultura da não-violência. Aprovado no plenário, o projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Casa.


A busca pela paz é um dos mais antigos e duradouros pilares da construção da sociedade civil e da consolidação do Estado de Direito na história da Humanidade, diz a justificativa do deputado, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia.

O projeto também cria a Bandeira da Paz, a ser confeccionada em pano de cor branca, com um círculo vermelho ao centro e três esferas também em cor vermelha, colocadas em triângulo ascendente. Pelo projeto, será instituída uma comissão para dar cumprimento e fiscalizar a aplicação da lei. Essa comissão também escolherá um cidadão ou entidade que será, na ocasião, homenageado pelo trabalho em favor da cultura da paz.

Compete ao ConPAZ, segundo Mauro Rubem, a formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política parlamentar voltada a ações pela cultura da paz. Entre as atribuições, destaque para atividades que visem manifestações comunitárias e parlamentares pela paz, bem como tomar medidas efetivas na busca do mesmo objetivo nos cenários sócio-econômico, político, filosófico, religioso e cultural.

Acrescente-se, ainda, o assessoramento ao Poder Legislativo na emissão de pareceres e execução de ações pela paz, com participação de toda a sociedade, incluindo intercâmbios com organizações e movimentos nacionais e internacionais com os mesmos ideais.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.