Alunos do ensino fundamental participam da Semana Verde na Assembleia

11 de Agosto de 2009 às 12:21

As atividades da Semana Verde da Assembleia Legislativa continuam nesta terça-feira, 11. O evento foi idealizado pelas graduandas do curso de Relações Públicas da Faculdade Sul-Americana (Fasam) Marilene Alves da Silva e Bruna Rafaela Lopes e realizado com o apoio do presidente Helder Valin (PSDB) e da deputada Vanuza Valadares (PSC).

Foram convidados para participar da programação matutina do evento 65 alunos do primeiro ao quinto ano do Colégio Ateneu Dom Bosco. Os estudantes assistiram à palestra sobre a importância da preservação ambiental e a necessidade da redução do consumo e reutilização de materiais.

Os alunos também puderam conferir os brinquedos criados a partir de materiais recicláveis, como garrafas pet, caixas de leite, papéis usados e jornais, feitos pelas oficinas de reciclagem da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma) e a exposição de quadros da artista plástica Sara Calandrini.

Em seguida, os alunos assistiram a vídeos ambientais e à peça de teatro “Pedro Pó e monstro  Xodó”, que conta a história de um menino que acumula toda a espécie de lixo em seu quarto, até que o lixo se transforma em um monstro. A peça de teatro foi desenvolvida pelo Projeto de Educação Ambiental Vila Ambiental, que é uma parceria entre a Amma e a Secretaria municipal de Educação (SME), com o intuito de sensibilizar e despertar a população para a preservação e uso racional dos recursos naturais.

O deputado Helio de Sousa (DEM) prestigiou o evento e cumprimentou o presidente Helder Valin por abrir espaço na Casa para a conscientização ambiental. “A educação e a conscientização são as armas que temos para resolver os grandes problemas da atualidade. É fundamental ensinar as novas gerações a buscar a sustentabilidade e a preservação ambiental”, afirmou.

No período vespertino, a programação prossegue com a exibição de seis documentários premiados no Festival de Cinema Ambiental (Fica) em 2009 e com a realização de oficinas sobre reutilização de garrafas pet e de origami promovidas pela Amma.