Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriete Elias comenta projeto do "Vale-Cultura"

11 de Agosto de 2009 às 12:50

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu no dia 27 de Julho o projeto de lei que cria o Vale-Cultura — proposta que prevê, para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos, o direito a um cartão magnético no valor de 50 reais mensais que poderão ser gastos em ingressos de cinema, teatro e shows e na compra de livros, CDs e DVDs. Segundo Lula, o projeto visa “criar possibilidades para que as pessoas mais pobres tenham acesso à cultura”.

A deputada estadual Adriete Elias (PMDB), t
itular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte na Assembleia
, acredita na matéria como uma ótima oportunidade que o País irá oferecer à população mais carente. Mas ela alerta, porém, para o possível uso indevido do cartão. “Esse projeto é muito bom para fortalecer a Cultura e Educação no Brasil, mas é preciso um controle muito sério e rígido, para que os esforços não sejam desviados para outros fins”, destacou Adriete.

A parlamentar ressaltou ainda a questão do distanciamento dos principais meios culturais, como teatro e cinema, das áreas periféricas das cidades. “Devido à violência, praticamente não existe mais o cinema nas ruas, e neste sentido devemos também criar condições de segurança para que, por exemplo, um grupo de teatro possa se apresentar com segurança em qualquer bairro da cidade”, disse.

De acordo com Lula, o Estado precisa “dar uma força” para que as distribuidoras façam com que os filmes cheguem à periferia e a preços acessíveis ao povo. Adriete Elias acredita que “qualquer ação que fomente a Educação e a Cultura é válido, tendo em vista que a educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento do País”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.