Ícone alego digital Ícone alego digital

Carreiro

13 de Agosto de 2009 às 11:14
Assembleia realiza nesta sexta-feira sessão especial em homenagem ao carreiro, por iniciativa do Coronel Queiroz.

“A cultura do carreiro de boi é fruto de tradição folclórica e trata-se de uma habilidade aliada à virtude e ao conhecimento, já que o domínio dos animais e os cuidados com a condução do carro são ímpares”. Este foi o sentimento que motivou o deputado estadual Coronel Queiroz (PTB) a solicitar que a sessão ordinária desta sexta-feira, 14, 9 horas, fosse transformada em sessão especial para homenagem aos carreiros de boi.

O parlamentar é autor do projeto de lei, já aprovado pela Assembleia, que institui o dia 6 de setembro como o Dia do Carreiro - profissional responsável pela guia do carro de boi, principal meio de transporte no período colonial, no Império e até mesmo na era republicana. O interessante é que todos os anos os carreiros se dirigem à Trindade para participar dos festejos e celebrações em honra ao Pai Eterno. Ali, são realizadas procissão e missa especial destinada aos carreiros.

A sessão solene vai ser realizada no Plenário da Assembleia Legislativa e, na ocasião, também serão homenageados com a comenda Pedro Ludovico Teixeira o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, Padre Robson de Oliveira Pereira, e mais 12 pessoas. Haverá uma apresentação da tradicional dança Catira e de toque do berrante. Todos os carreiros do Estado estão convidados.

Homenageados

Padre Robson de Oliveira Pereira
Antônio Salustrio Ramos
Devalmi da Silva Cruz
Euler Souza Boaventura
Flávio Mendonça Louris
Ivan Furtado de Figueiredo
João Cledson Luiz Rosa
José Eugênio Guimarães Filho
Leandro Moro de Matos
Leonardo Isidório Cardoso
Luzia Coutinho de Sousa
Nivaldo Antônio Ferreira
Sebastião Goulart de Castro

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.