Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores aprendem sobre investimentos em mercado financeiro

13 de Agosto de 2009 às 12:12

Os servidores da Assembleia Legislativa participaram na manhã desta quinta-feira, 13, da palestra Gestão de Patrimônio, ministrada pelo administrador Nelson Reis Monteiro, no auditório Costa Lima. Durante o evento, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos, foram abordados assuntos como a importância do hábito de poupar, as vantagens e desvantagens dos empréstimos e financiamentos e as estratégias básicas para o investimento em bolsa de valores.

Nelson Reis, que há mais de oito anos trabalha com o mercado financeiro, iniciou a palestra afirmando que o mercado de ações é acessível a qualquer pessoa, mas exige conhecimento e disciplina. “O hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro em si”, ensinou.

O palestrante ressaltou que um dos primeiros passos é valorizar cada centavo que se possui e poupar dinheiro. “Empréstimos e financiamentos são formas de acesso imediato a bens e geram a cobrança de juros. Portanto, antes de contratá-los, deve-se avaliar se a necessidade do produto é imediata e a viabilidade da taxa de juros. Comprar à vista é sempre mais vantajoso”, destacou. 

Sobre as possibilidades de investimento, o palestrante explicou que o risco e o retorno variam conforme a aplicação escolhida, sendo variáveis inversamente proporcionais. Para os que preferem segurança, mesmo que os rendimentos sejam menores, Nelson indicou os fundos de renda fixa, em especial os títulos do Tesouro Direto. Ele desaconselhou a aplicação em poupanças. “A poupança não tem como objetivo proporcionar um crescimento do capital. Ela apenas compensa a inflação”, afirmou.

Já os investimentos em Bolsa de Valores proporcionam maior rentabilidade mas, por outro lado, são mais arriscados. Entretanto, Nelson demonstrou que, mesmo no mercado de ações, existem diferentes tipos de aplicação. As opções conservadoras são as mais seguras, enquanto as agressivas proporcionam maior retorno. “Cuidado com a ganância, pois ao querer um ganho rápido, pode-se perder tudo. Não se deve aplicar todo o seu capital em um investimento de alto risco, por mais tentador que possa parecer”, alertou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.