Ícone alego digital Ícone alego digital

Assessoramento divulga estudo sobre medidas de redução da criminalidade

13 de Agosto de 2009 às 16:25

A Seção de Assessoramento Temático da Assembleia divulgou estudo legislativo sobre medidas que poderiam ser adotadas a curto prazo para contornar os índices de criminalidade de Goiás. O documento, elaborado pelo pesquisador legislativo Ari Martins Alves Filho, pode ser acessado integralmente no Portal da Assembleia.

O texto Criminalidade: Possibilidades de Enfrentamento Imediato do Problema trata sobre experiências bem sucedidas a curto prazo em relação à redução dos índices de criminalidade. O estudo foi encomendado pela Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Coronel Queiroz (PTB).

O estudo considera casos específicos, como o ocorrido em Diadema, onde a Prefeitura e o Estado, em parceria, adotaram um série de medidas para reduzir os índices de criminalidade. "Pelo exposto, apesar de a criminalidade ser um fato intrínseco ao viver em sociedade, quando seus níveis atingem patamares que extrapolam a normalidade, os sinais de alerta devem ser acionados", reflete o parlamentar.

Assim,  "quando tal ocorre, torna-se necessário que o Poder Público faça intervenções imediatas, em perspectiva de curto prazo, a fim de conter as ondas de violência e, ao mesmo tempo, é preciso ter coragem suficiente para enfrentar as causas mais profundas do problema, se a proposta for superá-lo. Isto permite-nos dizer que o enfrentamento da criminalidade pode dar-se via tratamento de suas causas e/ou via tratamento de seus sintomas", diz o texto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.