Comissão de Habitação realiza debate hoje em Baliza

14 de Agosto de 2009 às 09:32

A presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, deputada Isaura Lemos (PDT), promove nesta sexta-feira, 14, às 13 horas, audiência pública no Assentamento Oziel Alves Pereira em Baliza, município goiano situado na divisa com o Mato Grosso. A parlamentar pretende visitar o assentamento e verificar in loco a situação dessas famílias, a fim de discutir alternativas para esses trabalhadores.

Segundo Isaura Lemos, existem hoje cerca de 215 assentamentos rurais no Estado de Goiás. Em Baliza, são mais de 700 famílias distribuídas em diversos assentamentos rurais que não dispõem de água potável para a produção.

Muitos desses assentados ainda não foram atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo Isaura Lemos, a audiência pública pretende verificar a situação dessas famílias e discutir alternativas para a falta de acesso a água potável e outros problemas, como a legalização de terras pelo Incra e obtenção de crédito junto ao Banco do Brasil.

Já confirmaram presença o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rogério Arantes; o gerente da agência do Banco do Brasil de Torixoréu (MT), Carlos Alberto Vilela; e o ouvidor agrário regional do Incra de Goiás, Edmo Raimundo de Sousa Lima, que representará a Ouvidoria Agrária Nacional. Também participará da audiência o Chefe da Engenharia da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Carlson Queiroz.