Titular do CRESS-GO apresenta propostas para reformular plano de carreira

17 de Agosto de 2009 às 13:06

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-GO), Neimi Batista, palestrou há instantes no Seminário proposto pelo deputado Mauro Rubem (PT) que trata das perspectivas e desafios na elaboração do plano de cargos, carreiras e salários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Neimi Batista apresentou teorias sobre o capitalismo e sobre o estado social ao abordar as direções das políticas públicas que regem o SUS. Segundo ela, o Estado tem que se organizar para a prestação de serviços, e neste sentido, ter em vista as diretrizes propostas pelo plano, que visam contenção de gastos, focalização, controle do corporativismo, incentivo a mecanismos de competição, entre outras questões.
"Há uma conjuntura favorável e uma necessidade de atualizar o atual plano de cargos, carreiras e salários da área da saúde no Estado de Goiás”, disse.

A presidente do CRESS lembrou que o atual plano foi desenvolvido há 16 anos e sua proposta está em desencontro com o desenvolvimento do trabalho atual. “Queremos um plano que inclua questões mais abrangentes do dia a dia do trabalho”, ressaltou Neimi Batista ao afirmar que não dá para se discutir um plano de carreira descontextualizado das questões que se vive diariamente.

O seminário está sendo ralizado neste momento no Auditório Costa Lima da Assembleia e estão presentes no encontro representantes de mais de 31 unidades além de autoridades e presidentes de órgãos de saúde no Estado.