Assembleia participa de homenagem à poetisa Cora Coralina
A Igreja do Rosário, na cidade de Goiás, estava lotada na noite desta quinta-feira, 20, durante a missa festiva conduzida pelo frei Paulo em ação de graças aos 120 anos de nascimento de Cora Coralina e os 20 anos do museu Casa de Cora Coralina. Depois da cerimônia religiosa foi realizado o lançamento de um selo comemorativo em homenagem à poetisa, por representantes dos Correios. A sugestão da confecção do selo é do deputado Mauro Rubem (PT), idealizador da participação da Assembleia nas homenagens a Cora, inclusive com a autoria da Lei que institui o Dia da Poesia no aniversário de Cora, 20 de agosto.
O parlamentar representou a Assembleia Legislativa, que também participa das homenagens que se estendem por toda esta semana, numa série de eventos. A solenidade reuniu autoridades da Cidade de Goiás, além de visitantes e habitantes da região. Do lado de fora da igreja, no Largo do Rosário, alunos e professores da Universidade Estadual de Goiás aproveitaram a oportunidade para fazer uma manifestação em defesa da universidade.
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Mauro Rubem destacou a importância dos eventos promovidos nesta semana, dentro da programação do Festival Cora Coralina, com participação da Assembleia e apoio do presidente, deputado Helder Valin (PSDB), para promover a obra de Cora Coralina. “A simplicidade e a beleza da vida e da obra de Cora representam um grande exemplo para crianças, jovens e adultos”, aponta o deputado.
Segundo o deputado, a intenção da Assembleia é que as homenagens à poetisa goiana não se encerram com os eventos desta semana. “Estamos acertando uma parceria com o museu Casa de Cora Coralina para fazer com que sua obra e sua história se mantenham sempre vivas entre os goianos e todos os brasileiros”, comenta.
Entre os projetos está a criação de uma exposição itinerante com fotos e painéis sobre a vida da escritora. Mauro Rubem também apresentou proposta para que se realizasse uma ampla divulgação do Dia Estadual da Poesia, criado por lei de autoria dele, comemorado no dia 20 de agosto. Nesse dia, em 1889, nasceu Cora Coralina.
Depois da missa foi realizada na igreja o lançamento do selo comemorativo aos 120 anos de Cora Coralina, uma promoção conjunta da Assembleia e dos Correios. Participaram da solenidade o prefeito Márcio Caiado, representantes dos Correios, vereadores, além de visitantes, parentes de Cora Coralina e moradores da cidade.
A secretária municipal de cultura, Mara Públio Veiga Jardim destacou a atualidade de Cora Coralina. “Todos os temas retratados em seus poemas são atuais. Ela fala das mulheres, das crianças abandonadas, das mulheres da vida”, disse. Lembrou também que Cora é referência para Goiás em qualquer parte do mundo.
Esse mesmo aspecto foi salientado também pela superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Sadi. “Onde você chega hoje e diz que é de Goiás, as pessoas perguntam: ‘você é da terra de Cora Coralina?’”, relata Sadi, para quem Cora estava além do seu tempo. “Ela cantou para todas as classes sociais através da poesia, fala da mulher da vida, do militar, do padre, canta toda a sociedade com seus versos. Ela está viva na memória de todo vilaboense, de todo brasileiro que reverencia este patrimônio que é de todos nós”, discorreu.
Vicência Bretas Tahan, filha de Cora, definiu sua mãe como uma mulher lutadora, que acreditava na humanidade, principalmente nos jovens principalmente. “Essas homenagens são merecidas. Isso vai perdurar por mais 120 anos”, resumiu. Professora aposentada, Vicência é mãe de quatro filhos a avó de quatro netos. Tem um livro publicado que fala sobre a vida e a obra da mãe: “Cora Coragem, Cora Poesia”. Ela contou que vive de fazer palestras, além de publicar textos em jornais e revistas.
Marlene Velasco, diretora do Museu Casa de Cora, lembrou que, além de Goiás, Cora estava sendo homenageada ontem também em outras partes do País. “Cora voltou a Goiás depois de quase 50 anos fora e, aos 76 anos, projetou seu trabalho para Goiás e para o mundo”.
Logo depois das cerimônias, foi realizada em frente à igreja, no largo do Rosário, a Partilha do Bolo do Vizinho, com distribuição de bolo para a população. No mesmo local acontecia a manifestação de estudantes e professores da UEG. Mauro Rubem se juntou aos participantes e, durante discurso, destacou o papel da Assembleia na luta pela manutenção do percentual de dois por cento no orçamento do Estado para a universidade.
A programação do festival Cora Coralina continua até no domingo, 23, com ampla programação, que inclui apresentações teatrais, lançamento de livros, recitais, degustaão de doces.
Programação do Festival Cora Coralina (Cidade de Goiás)
Dia 20 (quinta-feira)
- 6h30 Alvorada festiva – Banda do 6° BPM
Local: Centro histórico
- 9 horas
Local: Centro Histórico – Roteiro Poético com os alunos das escolas públicas de Goiás, seguindo o roteiro do Itinerário Cora Coralina, com o arquiteto vilaboense Elder Rocha Lima
- 11 horas e 16 horas
Local: Quintal de Cora.
Apresentação da peça: “Os Meninos Verdes", com o grupo Cia Voar de Teatro de Bonecos, de Brasília.
- 19 horas
Local: Igreja do Rosário – Largo do Rosário.
Missa festiva em ação de graças pelos 120 anos de nascimento de Cora Coralina e 20 anos de criação do Museu. Participação especial do Coral Solo da Cidade de Goiás.
Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Propositura do Deputado Mauro Rubem.
Lançamento do Selo Comemorativo pelos Correios e Assembleia Legislativa.
Apresentação da Banda do 6° BPM.
Show com o cantor Marcelo Barra.
Partilha do Bolo do Vizinho.
Dia 21 (sexta-feira)
- 9 horas e 14 horas – continuação do Roteiro Poético
- 12 horas
Local: Restaurantes credenciados da ARPHOS.
Roteiro Gastronômico – pratos inspirados na poesia de Cora.
- 16 horas
Local: Museu Casa de Cora Coralina.
Recital de poemas, apresentação de artistas locais e degustação de doces de Cora.
- 19 horas
Local: Auditório Brasilete Caiado-UEG.
Mesa-Redonda: Dentro e Fora de Cora, a natureza em Coralina.
Palestrantes: Professores Dr. Paulo Paulo Sérgio de Almeida Salles, Clovis Carvalho Britto e Antonio Cláudio Araújo Júnior. Mediadora: professora Marlene Vellasco
- 21 horas
Local: Teatro São Joaquim.
Espetáculo teatral inspirado nos poemas e contos de Cora e Monteiro Lobato, com Grupo Teatro do Inconsciente Flor do Beco, de Brasília.
Dia 22 (sábado)
- 9 horas
Visita guiada ao Museu com apresentação de poemas pelo músico e compositor Daniel Melo.
- 17 horas
Local: Escadaria da Igreja do Rosário - Largo do Rosário.
Desfile de moda e bijouterias – inspirado na obra de Cora - apresentação de poesias e animação com o grupo Raizeros.
- 19 horas
Local: Museu Casa de Cora Coralina
Lançamento oficial do Livro: (fotobiográfico) – “Cora Coralina- Raízes de Aninha” - Editora Idéias & Letras, de Aparecida do Norte (SP).
- 21 horas
Local: Teatro São Joaquim.
Apresentação da Peça Teatral – “Cora Coralina: Coração Encarnado”, com as atrizes Renata Roriz, Rita Elmor e Tereza Seiblitz - direção de Orã Figueiredo.
- 22 horas
Local: Praça de Eventos Show com o cantor Zeca Baleiro e Banda.
Dia 23 (domingo)
Encerramento do Festival Cora Viva Coralina
Local: Teatro São Joaquim.
Apresentações de vídeos sobra Cora e da peça infantil "O Prato Azul Pombinho", com a atriz Tina Lopes, de Ribeirão Preto (SP).