50 anos da UCG
Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), a Casa vai homenagear a Universidade Católica de Goiás (UCG) pelos seus 50 anos, amanhã, dia 27, em sessão especial com início às 16 horas. O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, receberá o título de Cidadão Goiano e o reitor da UCG, Wolmir Amado, será homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
A UCG foi fundada em 17 de outubro de 1959 e, ao longo de cinco décadas, transformou-se em um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e extensão do País. Atualmente, a instituição conta com 51 cursos de graduação, 78 de especialização e 10 de mestrado. A UCG tem em seus quadros cerca de 1.800 docentes e mais de 25 mil alunos matriculados.
Autor da homenagem, Helder Valin diz que a UCG é patrimônio de todos os goianos. “Muito mais do que preparar gerações de profissionais altamente qualificados, a UCG se destaca por contribuir significativamente para o desenvolvimento do nosso Estado, por meio da pesquisa e da extensão. Também é importante lembrar que mais que conhecimentos, a Universidade Católica se esforça para transmitir a seus alunos valores éticos e humanos, e se mantém sempre aberta à comunidade demonstrando compromisso com o Estado e responsabilidade social”, disse o Deputado.
Dom Washington
Nascido em Itabuna (BA) no dia 25 de maio de 1946, o arcebispo metropolitano de Goiânia é filho da Congregação dos Passionistas, devoto das riquezas espirituais da tradição religiosa de São Paulo da Cruz. Aos 16 de janeiro de 1966, após um ano de Noviciado em Colombo (PR), fez os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista. Em fevereiro de 1966 foi estudar em Roma, permanecendo por oito anos na cidade eterna, onde formou-se em Filosofia e Teologia e cursou especialização e licenciatura em Teologia, na Universidade Lateranense.
Foi ordenado sacerdote aos 25 de julho de 1971 na Catedral de São José, em Itabuna, pelas mãos de Dom Geraldo Pelanda, bispo passionista. Em seguida, voltou para Roma, concluiu seus estudos em 1974, quando regressou definitivamente ao Brasil. Em 9 de maio de 1987 foi ordenado bispo na Catedral de Salvador. Em 8 de maio de 2002 foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia e no dia 14 de julho do mesmo ano, tomou posse.
Wolmir Amado
Wolmir Therezio Amado nasceu em Paim Filho (RS) no dia 26 de janeiro de 1962. Estudou nove anos em seminários da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, o que lhe proporcionou uma formação sólida, tanto intelectual quanto de caráter. Veio para Goiás em 1979, é casado e tem dois filhos com a professora Suely Maria da Silva Amado.
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás em 1992, defendeu dissertação sobre o tema “A Igreja Católica e a questão agrária em Goiás. Década de 1950 a meados de 1960". Licenciado em Filosofia pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, em 1983, tem duas especializações em Filosofia da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), em 1991, e Filosofia Contemporânea, também em 1991, pela UFG.
O reitor Wolmir Amado é professor efetivo na Universidade Católica de Goiás desde 1º de abril de 1986, tendo sido professor efetivo também na UFG. Em 1987, assumiu a Secretaria Executiva da Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da Universidade (1992-1996), e se tornou vice-presidente da entidade, em 1997. De 1998 a 2000 foi vice-reitor para Assuntos Acadêmicos da Universidade Católica de Goiás. Em 29 de novembro de 2002 foi nomeado reitor.