CPI da Celg
A CPI que investigará o endividamento da Companhia Energética de Goiás (Celg), na Assembleia Legislativa, será instalada durante a reunião dos componentes da Comissão que será realizada nesta quarta-feira, 2, às 14h30. Na oportunidade, serão eleitos o presidente e o relator, além de se definir o cronograma de trabalho.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), disse na tarde desta terça-feira, 1º de setembro, que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa dará todas as condições para o bom funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar supostas irregularidades na Celg.
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Celg, aprovada no dia último dia 18, conta com os seguintes integrantes: José Nelto (PMDB), Daniel Goulart (PSDB), Helio de Sousa (DEM), Coronel Queiroz (PTB) e Humberto Aidar (PT). O presidente da Assembleia informou também em plenário que foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 28, o decreto que instala a Comissão Parlamentar de Inquérito para levantar a situação da Celg.
Helder Valin informou que “está quase certo que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), ligada à Universidade de São Paulo, irá dar suporte técnico para a Comissão, visando o bom andamento dos trabalhos. Mas, se der certo, vamos buscar o apoio de outra instituição de renome”, explicou.
O Presidente disse ainda que, embora a Casa seja política, ele não tem dúvidas de que o trabalho da Comissão será responsável e sério. “Confio na maturidade política, na capacidade e no espírito público dos membros da Comissão. Tenho certeza de que irão fazer o seu trabalho com a máxima lisura e transparência”, frisou. Helder Valin lembrou ainda que a CPI vai trabalhar com documentos e levantar números. “Números são exatos. Não é possível manipulá-los ou falseá-los”, diz.
O presidente esclareceu, ainda, que não é possível confundir o trabalho realizado pela CPI que investigou a venda da Usina de Cachoeira Dourada em 2003, com o que será realizado agora. “A CPI de Cachoeira Dourada investigou a destinação dos recursos obtidos com a venda da Usina. Esta CPI vai investigar supostas irregularidades na gestão financeira da Celg nos últimos 25 anos”, disse.
Sobre data provável para conclusão dos trabalhos, Helder Valin destacou que a Comissão tem liberdade para definir seu cronograma e método. “A Comissão deve definir logo seu presidente e relator e começar os trabalhos. Acredito que, no máximo em 90 dias, o relatório estará pronto. Tenho certeza de que os deputados farão o seu trabalho com lisura, transparência e rapidez”, arrematou.