Ícone alego digital Ícone alego digital

Terça Cultural apresenta exposição de arte cusquenha

08 de Setembro de 2009 às 13:06

A Terça Cultural desta semana apresenta a exposição do artista Victor Hugo Bravo Romero, que traz a Goiânia toda a riqueza da arte cusquenha. O evento acontece no saguão interno da Assembleia, e é uma promoção do Centro de Cultura e Intercâmbio da Assembleia Legislativa (CCI). A exposição prossegue até as 17 horas de sexta-feira, 11, quando então segue para a Embaixada de Portugal, em Brasília.

A arte cusquenha apareceu após a conquista da cidade peruana de Cusco pelos espanhóis, em 1543. A partir desta data, surge uma forma de expressão bastante peculiar, de cunho eclesiástico e com propósitos catequéticos. O resultado é um estilo de pintura exuberante, que mescla a arte de cores vivas dos incas com motivos religiosos cristãos.

Através de seus quadros, Victor Hugo retrata uma grande variedade de temas, como Madonas, a Sagrada Família, o Menino Jesus e Santas Ceias. As molduras talhadas à mão que envolvem as telas expostas também são um espetáculo à parte.

O artista falou nesta quarta-feira, 9, sobre o significado da exposição. "Estas pinturas  representam a transculturação, aculturação ou fusão de duas correntes pictóricas, a europeia e a inca. Os quadros têm um propósito sobretudo estético, e não propriamente de ícone religioso. Mas foram realizados com o coração", esclareceu.

O artista também falou sobre as principais características da arte cusquenha, presente em todas as telas. "Represento motivos sacros, a flora e a fauna cusquenhas. A grande característica da arte inca presente nos quadros é o alto-relevo, como aquele que os incas costumavam bordar nas vestes de seu imperador. Nos quadros, os bordados são representados sobre as vestes dos personagens retratados", explicou.


O Artista

Victor Hugo é especializado em pintura colonial peruana e professor de arte colonial barroca com especialidade em pintura colonial pela Escola Cusquenha. Também é sociólogo, historiador e membro do Instituto Nacional de Cultura, com sede em Cusco, no Peru, o maior centro arqueológico das Américas. Parte de suas obras também pode ser conferida no website http://artecusquenha.blig.com.br.

Os telefones para contato do artista são (61) 9232-4861 e (62) 9155-3163.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.