Ícone alego digital Ícone alego digital

Wagner Guimarães comemora Dia da Banana

22 de Setembro de 2009 às 12:53

Produtor rural no município de Rio Verde, no Sudoeste goiano, o deputado Wagner Guimarães (PMDB) faz questão de lembrar o Dia da Banana, que se comemora em 22 de setembro. “Aqueles que pensam que a popular banana é uma fruta de segunda categoria podem se surpreender com a dimensão que ela está tomando no Brasil e no mundo”, ressaltou o parlamentar peemedebista.

Wagner Guimarães frisa que só no ano passado, a produção, presente em 80 países, alcançou 70,76 milhões de toneladas. “A Índia se destaca no primeiro lugar no ranking mundial de produtores, com cerca de 16 milhões de toneladas. O Brasil é o segundo colocado. Em 2007, os produtores brasileiros colheram 7,1 milhões de toneladas de bananas, 10% do total mundial. E a grande maioria foi consumida no mercado interno”, ressalta o deputado.

Ensina que o uso da banana vai de alimento até planta ornamental. “Na preferência do consumidor, elas só não ganham das laranjas. E é por causa desse forte consumo diário que hoje, Dia da Banana, sobram motivos para comemorações. A festa só não é maior por causa dos altos custos dos adubos, que encareceram a produção”, salientou Wagner Guimarães.

Conheça  mais sobre a banana (http://renatavictor.blogspot.com/):

· Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
· Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
· Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maçã.
· Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
· São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
· A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
· A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
· Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
· A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.