Semana da Inclusão
A apresentação da Banda Marcial da Associação Pestalozzi de Goiânia e as coreografias de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) abriram oficialmente a Semana da Inclusão Social da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 22, no espaço externo da Casa.
O evento é promovido pelo Centro de Cultura e Intercâmbio (CCI), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT) e entidades da sociedade civil.
Logo após as exibições, o deputado Mauro Rubem abriu, no auditório Costa Lima da Assembleia, audiência pública para debater inclusão de pessoas com deficiência. Participaram do evento diversas entidades que representam portadores de deficiência no Estado, além de alunos destas instituições e demais autoridades locais.
Na abertura da audiência, Mauro Rubem afirmou que a Semana de Inclusão Humana é o reconhecimento do Poder Legislativo para com as pessoas com necessidades especiais. “Essa semana representa a intenção do Poder Legislativo de sensibilizar a comunidade, através da abertura de espaço e desenvolvimento de políticas públicas”, disse o parlamentar.
Segundo o Deputado, a intenção é desenvolver uma estratégia de ações permanentes de inclusão humana, como forma de reforçar, junto ao Executivo, o cumprimento das leis existentes. Durante o evento, também foram levantadas questões como o preconceito sofrido pelos portadores de necessidades especiais, as dificuldades de acessibilidade em ambientes públicos, as atuais políticas públicas e o difícil acesso ao mercado de trabalho.
No período vespertino, estão previstas a visita à Assembleia de alunos da rede pública estadual de ensino e a entrega de documentos reivindicatórios aos deputados em plenário.
Exposição
Em paralelo a essas atividades, a Assembleia também foi palco da exposição de trabalhos artesanais realizados por portadores de deficiência ligados às entidades que participam da Semana. São elas: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pestalozzi, Vila São Cottolengo, Projeto AlfaDown, Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás, Gerarte, Associação das Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás, Alfego e Secretaria de Estado da Educação.