Ícone alego digital Ícone alego digital

Encontro Nacional

08 de Outubro de 2009 às 18:22
Palestrantes e profissionais destacam importância do 12º Encontro de Informática para o Legislativo.

Palestrantes e profissionais de informática que participam do 12º Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo (Enial), que acontece até esta sexta-feira, 9, na Assembleia, destacam a importância do evento para promover o aprendizado e a troca de experiências. Luiz Fernando Machado, chefe do Serviço de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Interlegis, um programa criado pelo Senado para promover a modernização e integração do Poder Legislativo brasileiro em todas as suas esferas, foi um dos palestrantes da tarde desta quinta-feira, 8.

Na avaliação de Luiz Fernando, o Enial traz um saldo altamente positivo por promover a interação dos profissionais da área de informática legislativa. “O Enial demonstrou a necessidade de haver a continuação da troca de experiências entre os usuários dos produtos e serviços do Interlegis”, analisa. Ele também ocupa o cargo de Instrutor do Instituto Legislativo Brasileiro. Com vasta experiência neste segmento, é graduado em direito e atualmente faz doutorado em ciência jurídicas, além de ser estudioso de informática.

Portal-modelo

Gestor de TI da Câmara Municipal de Birigui em São Paulo, Iber Vasconcelos Júnior participa pela primeira vez do Enial. Segundo ele, o momento não poderia ser mais oportuno, pois a Casa onde trabalha está em fase de implantação de produtos do Interlegis. Estes serviços incluem portal-modelo, Sistema de Apoio Parlamentar (Saap) e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl), temas que estão sendo abordados no 12º Enial. “Sem falar que o encontro oferece a possibilidade de trocar experiências com profissionais de todo o Brasil”, completa.

Palestras e minicursos marcaram o primeiro dia do Enial. Frederico Guedes, diretor-geral do Ministério Público de Goiás, e Eduardo Abdon Moura, procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Goiás foram alguns dos palestrantes. Eduardo Sumio Ishida Junior, da Câmara Municipal Ribeirão Preto, e Jean Ferri, analista de sistema da Interlegis, estão entre os profissionais que ministraram cursos.

Heber Valdo Nogueira, da Seção de Desenvolvimento de Sistemas da Assembleia, é o presidente do 12º Enial. Ele informa que o encontro tem uma média de 80 participantes. “Há uma diversidade muito boa de profissionais, com a presença de representantes de 10 Estados brasileiros. Isso permite uma troca de informações muito produtiva”, resume.

Nogueira destaca como um dos pontos altos do primeiro dia do evento a palestra do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Goiás, Eduardo Abdon Moura, que falou sobre o tema “A Importância do Planejamento Estratégico na visão do Gestor”. “Ele foi aplaudido de pé”, comenta Heber.

Diretor-geral do Ministério Público do Estado de Goiás, Frederico Guedes ministrou palestra sobre Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação. A conferência foi realizada no auditório Costa Lima. “A tecnologia da informação tem trazido grande modernização para as instituições, tanto públicas quanto privadas”, ressaltou Frederico Guedes. O conferencista parabenizou a Assembleia Legislativa goiana pela iniciativa de sediar o mais importante encontro brasileiro do setor de informática aplicada ao Legislativo.

Segundo Guedes, a tecnologia da informação associada ao processo de tomada de decisões torna-se um diferencial que deve ser incentivado em todas as organizações. O palestrante ainda abordou o processo de gestão, as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) feitas em 2008 para as instituições públicas, e o caminho percorrido pelo Ministério Público referente à tecnologia da informação.

Na abertura do evento, as 9 horas, as psicólogas Angela Carneiro Lima e Roberta Arsiprett apresentaram uma palestra-show aos profissionais de informática participantes do 12º Enial. Outras conferências e minicursos estão previstos para esta quinta-feira, 8. O Enial segue até a próxima sexta-feira, 9.

Ampliação do conhecimento em informática dos servidores e integração com outras Casas Legislativas. É o que pretende a Assembleia Legislativa ao sediar o encontro. O evento é organizado pela Diretoria de Recursos Humanos com participação da Seção de Desenvolvimento.

Enial

Criado em Brasília, em 1996, pelo Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), o Enial é hoje o mais importante encontro brasileiro do setor de informática aplicada ao Legislativo, constituindo um espaço destinado ao debate e à troca de experiências de servidores, gestores e usuários. A cada nova edição, uma casa legislativa é sorteada para sediar o evento.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Assembleia, Jacqueline Nasiazene, o Encontro Nacional, que debate A infovia do Legislativo,
 é fundamental para estabelecer uma rede de troca de informações entre os servidores da Casa e outras Assembleias, Câmaras Municipais e também o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público.

"Uma inovação deste evento é a realização de minicursos, que serão ministrados em paralelo e contarão com temas diferentes, atingindo as áreas mais importantes da informática dentro do Poder Legislativo", afirmou Heber Nogueira.

Criado em Brasília, em 1996, pelo Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen), o Enial é hoje o mais importante encontro brasileiro do setor de informática aplicada ao legislativo, constituindo um espaço destinado ao debate e à troca de experiências de servidores, gestores e usuários. A cada nova edição, uma casa legislativa é sorteada para sediar o evento.

Nesta oportunidade, onde a Assembleia goiana é sede, o encontro utiliza quatro diferentes espaços da Casa. Os auditórios Costa Lima, Solon Amaral e a sala de conferências recebem minicursos, palestras e exposições de estudos de casos. Já o saguão principal abriga stands de empresas e instituições ligadas ao setor legislativo e informático. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.