3° edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Legislativo prossegue à tarde

09 de Outubro de 2009 às 13:14

A cidade de Rio Verde recebe nesta sexta-feira, 9, a terceira edição do Seminário de Aperfeiçoamento do Legislativo. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás, dentro do Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras).

Cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, autoridades e lideranças de 27 cidades, participam do seminário. A mesa da solenidade de abertura foi presidida pelo segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Romilton Moraes (PMDB). Compuseram a mesa ainda os deputados Wagner Guimarães (PMDB), Cilene Guimarães (PR), Betinha Tejota (PSB) e Padre Ferreira (PSDB), que representou o senador Marconi Perillo (PSDB-GO); o ex-prefeito de Rio Verde Paulo Roberto Cunha; o secretário de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, Luiz Siqueira; e o presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Elecir Casagrande.

Romilton Moraes destacou o trabalho da Assembleia Legislativa, principalmente do seu presidente, deputado Helder Valin (PSDB), na busca de princípios que garantirão uma democracia plena para Goiás. “Estamos defendendo a transparência e a troca de conhecimentos para atender aos cidadãos com qualidade”, disse. O parlamentar enfatizou que a troca de experiências e conhecimentos promovidos nos seminários são formas de fortalecer o Poder Legislativo e a democracia.

Para Wagner Guimarães (PMDB), esta é uma oportunidade para o Legislativo Estadual contribuir efetivamente com os vereadores, que são a base da política brasileira. “É um exemplo que o Brasil inteiro deveria copiar”, afirmou. Wagner Guimarães disse acreditar que o Intercâmaras irá promover um amadurecimento político por onde passar.

De acordo com o deputado Padre Ferreira (PSDB), os cursos de capacitação, que serão administrados ao longo do dia, trarão informação e formação para aqueles que atuam na administração pública. “O município ganha muito com isso. A Escola do Legislativo está preparada para qualificar e aperfeiçoar o quadro do Legislativo”, afirma Padre Ferreira.

Já as deputadas Cilene Guimarães e Betinha Tejota lembraram a importância do papel dos vereadores para a política. “São os vereadores que estão constantemente em contato diretos com a população”, disse Cilene Guimarães. “A Assembleia Legislativa tem muito a aprender com todos os vereadores aqui presentes. Precisamos de vocês para conhecer de forma mais profunda as necessidades do povo goiano”, enfatizou Betinha Tejota.

Os participantes do evento assistiram a palestras sobre liderança e processo orçamentário. No período vespertino, serão discutidos os temas Técnicas Legislativas e Introdução à Administração Pública. As próximas edições do seminário serão em Goiás (dia 16), Ceres (23) e Posse (29). Em novembro, o evento vai a Senador Canedo (dia 6), Morrinhos (12); Goianésia (13), Catalão (20), Luziânia (26) e Formosa (27).