Ícone alego digital Ícone alego digital

Avaliação

16 de Outubro de 2009 às 10:56
Helder Valin diz que 16ª Legislatura vai deixar legado que cria condições positivas para as próximas gestões da Casa.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helder Valin (PSDB) manifestou a sua convicção, em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, de que essa 16ª Legislatura vai deixar um legado que cria condições para que as próximas Legislaturas sejam muito diferentes das anteriores.

“As modificações que aconteceram e as que vão acontecer, ainda, com certeza, vão dar condições para que a próxima Legislatura possa desenvolver um bom trabalho”, sintetizou. Valin fala do Programa Intercâmaras, do Orçamento do Estado, do ano eleitoral de 2010, do seu projeto político pessoal e de uma possível união da base. A seguir a íntegra da entrevista:
    

Essa 16ª Legislatura será concluída com êxito, para marcar época em Goiás? 

Acho que essa 16ª Legislatura vai deixar um legado. Vai deixar uma Assembleia Legislativa mais transparente, mais participativa... As modificações que aconteceram e as que vão acontecer ainda, com certeza, vão dar condições para que a próxima Legislatura possa desempenhar um bom trabalho. 

Como será a apreciação do Orçamento do Governo do Estado para o exercício financeiro de 2010?

Normal. Acho que o Orçamento é uma peça importante, até porque vai disponibilizar os recursos do Estado para o exercício financeiro de 2010. E acho que vai ter uma tramitação normal. Até antes do Natal, se Deus quiser, vamos aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA), para continuar assegurando a governabilidade do Estado de Goiás. 

Acredita que poderá haver alguma dificuldade para votação de matéria nesse ano eleitoral? 

Naturalmente que 2010 é um ano atípico. Por isso, não tem como dizer que os trabalhos aqui na Assembleia vão acontecer da mesma forma que vem acontecendo de 2007 a 2009. Mas tenho certeza de que, pela responsabilidade dos deputados e deputadas que compõem essa 16ª Legislatura, teremos as condições de não deixar a pauta acumular, ou seja, vamos votar as matérias, tanto de origem dos deputados quando do Governo do Estado. 

O Intercâmaras pode ser considerado um dos grandes trunfos da sua gestão, bem como da presente Legislatura? 

O Intercâmaras é uma grande ideia que estamos tendo a oportunidade de colocar em prática, mas, na verdade, essa Legislatura será marcada por uma série de iniciativas que vão contribuir para melhorar o desempenho das Legislaturas futuras. Podemos citar a modificação que fizemos no Regimento Interno, as disponibilizações das informações no Portal da Assembleia, enfim, acho que o conjunto de ações e programas que a Assembleia vem desenvolvendo é que vai porporcionar, realmente, como eu disse, as condições para que as próximas Legislaturas sejam muito diferentes das anteriores.  

Além dos seminários já programados, a Assembleia promoverá mais quantos Intercâmaras ainda neste ano? 

Além desse que realizamos nesta sexta-feira, na Cidade de Goiás, que foi a quarta edição do programa, temos mais dez seminários já programados até o final de dezembro. Ceres deverá sediar a quinta etapa do Seminário, no dia 23 próximo. Participarão as lideranças de Campos Verdes, Carmo do Rio Verde, Crixás, Guarinos, Hidrolina, Ipiranga, Itapaci, Morro Agudo, Nova América, Nova Glória, Pilar de Goiás, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Terezinha, São Luis do Norte, São Patrício, Uirapuru e Uruana. 

No dia 29 de outubro, o munícipio de Goianésia deverá sediar o evento. Em novembro, deverão receber os seminários do Intercâmaras as cidades de Posse (dia 6), Morrinhos (12), Senador Canedo (13), Catalão (20), Luziânia (26) e Formosa (27). Em dezembro, os encontros acontecerão em Iporá (4) e Itumbiara (11). Essas datas podem sofrer alterações. O certo é que estaremos fechando 100% o Estado de Goiás.
  

O senhor vem concentrando ações na área administrativa. Acredita que poderá concluir sua gestão dando uma notícia muito boa para os servidores da Assembleia? 

Vamos deixar, se Deus quiser, com o pagamento de todas as datas-bases em dia. Quero fazer também a de 2010 e deixar a Casa bem tranquila em relação a todos os concursados, já nos seus postos de trabalho. Então, acho que a Assembleia fica 100% sem dívidas, pelo contrário, quero ver se a gente deixa algum recurso no caixa para o próximo presidente, a partir de fevereiro de 2011. 

Como o senhor está encarando esse novo desafio de postular uma cadeira na Câmara dos Deputados, depois de sucessivas vitórias em eleições para a Câmara de Goiânia e Assembleia Legislativa? 

Na verdade, essa é uma decisão que não tomamos ainda. Estamos fazendo avaliações, trabalhando. No começo de novembro é que nós tomaremos essa decisão, até porque não é uma decisão só minha, mas, sim, uma decisão de todos os prefeitos, lideranças partidárias e políticas, vereadores, colegas, companheiros de trabalho. Estaremos nos reunindo no final de outubro, início de novembro, logo após o feriado de Finados, e oficializando, de certa forma, qual será o nosso caminho nas eleições de 2010. 

Apesar dos últimos debates mais acalorados, acredita que a base do Governo vai permanecer unida para as eleições do próximo ano? 

Acredito na sabedoria do povo. Fui criado na roça e meus avós me diziam que a voz do povo é a voz de Deus. Então, aprendi que o povo é iluminado por Deus e vai continuar trabalhando para que possamos continuar desenvolvendo o Estado de Goiás. Acredito que a base, fomada por pessoas da população do Estado, vai continuar unida.     

 

   

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.