PL prevê uso de seringa com agulha retrátil por instituições de saúde
Projeto de lei do Doutor Valdir Bastos (PR) determina que hospitais, clínicas e estabelecimentos afins da rede pública e privada de Goiás deverão utilizar seringas com agulhas retráteis. O projeto foi apresentado no Plenário da Assembleia no dia 30 de setembro e tramita nas comissões da Casa.
Segundo o deputado, a medida é de cunho profilático, prevenindo contra doenças infectocontagiosas, como aids e hepatite B. Ele explica, ainda, que a seringa de agulha retrátil é aquela cuja agulha é acoplada dentro do êmbolo após sua utilização.
A medida, no entanto, não descarta o uso de lixo especial para descarte do objeto. "O recolhimento desse lixo reduziria gastos públicos e contribuiria para a higiene do local", destacou. Além disso, a medida também previne contra acidentes com catadores de lixo e outras pessoas que desconhecem o conteúdo dos invólucros, complementou.