Proposta de Iso obriga instalação de sistema de vídeo próximo a bancos
A instalação de câmeras de vídeo no entorno de todas as agências bancárias e instituições financeiras do Estado de Goiás pode se tornar obrigatória, caso seja aprovado o projeto de lei do deputado estadual Iso Moreira (PSDB) que dispõe sobre a questão.
Segundo a matéria, as empresas deverão não somente cuidar da instalação, mas também garantir que elas se mantenham em funcionamento, maximizando, assim, a segurança de seus clientes, funcionários, de suas instalações e dos valores depositados.
O projeto prevê a instalação mínima de duas câmeras para cobertura externa em local de entrada e saída e/ou de passagem externa obrigatória e a gravação das imagens 24 horas por dia. Essas imagens deverão ainda ser salvas em local seguro, preservadas por no mínimo por seis meses e colocadas à disposição do Poder Público sempre que solicitadas.
Segundo justificativa do parlamentar, o golpe conhecido como “saidinha de banco” faz vítimas em todo o País e é o terror dos clientes, principalmente mulheres e idosos, que são abordados por bandidos após utilizarem-se dos caixas eletrônicos para sacar dinheiro. Desta maneira, segundo Iso Moreira, a iniciativa será uma grande contribuição para toda a comunidade, pois obriga o incremento da segurança dessas instituições.
Para o deputado, “a prevenção é a melhor maneira de coibir os assaltos, em saídas de bancos, e a garantia de mais segurança ao cliente por saber que sua entrada e saída está sendo filmada. Isso facilita a ação policial, no sentido de identificar o criminoso que porventura ainda se atreva a praticar o delito”.
Iso Moreira informou que as cidades que já implantaram lei neste mesmo sentido, estão obtendo resultados significativos na redução deste tipo de criminalidade. O descumprimento da lei vai implicar em multa diária no valor de 200 reais por câmera não instalada ou por serviço de gravação e arquivamento não realizado, ficando o Procon responsável pela fiscalização.