Isaura Lemos informa sobre liberação de recursos para assentamentos em Baliza
Presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, a deputada Isaura Lemos (PDT) comemorou os benefícios conquistados para os assentados que vivem no município de Baliza, divisa com o Estado do Mato Grosso. Graças à audiência pública promovida pela deputada na Região, o Incra visitou as famílias, atendendo as reivindicações locais. Além disso, o Banco do Brasil liberou recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para vários assentados e cadastrou 153 famílias para receberem os recursos.
“Com grande satisfação, recebo a notícia de que as famílias estão recebendo os recursos do Pronaf e de que o Incra já visitou as pessoas que vivem nos assentamentos. É extremamente bom verificar que a audiência pública que promovemos na Região foi produtiva e já resultou em melhorias para aquela comunidade”, ressaltou Isaura Lemos.
No dia 14 de agosto, Isaura Lemos promoveu uma audiência, no Assentamento Oziel Alves Pereira, visando solucionar os problemas enfrentados pelas 552 famílias que vivem no local. O evento foi solicitado por abaixo-assinado encaminhado por assentados à Comissão.
No evento, os assentados destacaram a dificuldade de obterem as verbas do Pronaf. O gerente do Banco do Brasil participou da audiência, e agora, 153 famílias já estão cadastradas, para receber o benefício. Isaura Lemos requereu várias medidas para os assentados de Baliza, que ainda aguardam deliberação.
Mais de 300 pessoas, integrantes dos cinco assentamentos existentes em Baliza, participaram da audiência. Estiveram presentes, a deputada Cilene Guimarães (PR); o ouvidor agrário do Incra de Goiás, Edmo Raimundo de Sousa Lima; o representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Jorge de Andrade; o gerente da agência do Banco do Brasil de Torixoréu (MT), Carlos Alberto Vilela; o prefeito de Baliza, Divino Maia (PT); além de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Goiás (Fetaeg), vereadores, secretários e outras lideranças municipais.