"Viaje Goiás"
"O Salão Goiano de Turismo Viaje Goiás abre sua segunda edição com expectativa de quase triplicar o volume de visitantes em relação ao ano passado." A declaração foi feita pelo presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto, durante a abertura do evento nesta quinta-feira, 26. A feira seguirá até sábado, 28, no Centro de Convenções de Goiânia.
“O Plano Estadual de Turismo trouxe um aumento no volume e na qualificação de recursos (para esse setor) jamais visto na história de Goiás. Esta feira é uma representação clara de como esse setor tem-se tornado cada vez mais ordenado, roteirizado e regionalizado em Goiás. Como reflexo disso, este ano, esperamos que aproximadamente 10 mil pessoas circulem pelo evento, contra 4 mil do ano passado”, disse.
A programação inclui mesas de debates, apresentações artísticas, além de estandes para exposição e comercialização de artesanato, produtos gastronômicos e alimentos produzidos em áreas de agricultura familiar. Estarão presentes representantes de diversas instituições, agências e empresas ligadas ao setor turístico.
Também compareceram à inauguração da feira, o governador Alcides Rodrigues e a deputada Cilene Guimarães (PR), presidente da Comissão de Turismo e Lazer. Em seu discurso, o governador declarou que o evento é importante para trazer organização ao segmento turístico. “O Turismo tem avançado no Estado e eventos como este indicam que conquistamos o caminho certo, a partir de um trabalho bem feito”, afirmou.
A deputada afirmou que Assembleia tem trabalhado em parceria com a Goiás Turismo, para o desenvolvimento do setor em Goiás. “Se cada um fizer a sua parte, nosso Estado poderá ser cada vez melhor”, destacou. Ela contou, ainda, que batalhará pela aprovação de seu projeto de lei que estabelece critérios técnicos para definir quais municípios goianos terão prioridade na alocação de recursos destinados a projetos turísticos. “Tenho certeza de que, através do diálogo, conseguiremos aprovar a proposta”, declarou.
Centro-Oeste
A presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brun, que participou da abertura, também aposta na representatividade da feira para o desenvolvimento turístico goiano. Além disso, acredita que o setor tende a crescer cada vez mais no Centro-Oeste. “Existe uma tendência mundial em voltar-se para o interior e conhecê-lo. E essa região tem como ponto forte o ecoturismo”, complementou.