Ícone alego digital Ícone alego digital

José Walter afirma que, antes de 1988, empresas tinham compensação tarifária

28 de Janeiro de 2010 às 18:54

José Walter disse que a compra de energia elétrica mais barata por parte da população de baixa renda dependeria de autorização da União e da utilização de um sistema de subsídios. O economista detalhou que, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, as empresas do setor elétrico tinham remuneração de capital assegurada entre 10 e 12%.

"A tarifa era baseada no custo do serviço e a equalização se dava via troca de subsidio. Após 1988, via decreto federal, a compensação passou a ser realizada por meio da reserva nacional de compensação de remuneração, que mudou essa dinâmica. Era uma realidade diferente. As empresas não precisavam disputar mercados e tinham seus custos operacionais garantidos por meio do sistema de subsidio em vigor. As companhias recebiam em conta e agregavam ao balanço como crédito antes de 1988. O sistema funcionva", disse o economista.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.