Helder Valin: balanço positivo do primeiro ano desta gestão
“Estamos avançando na transparência e conseguimos nos aproximar ainda mais da sociedade, especialmente através de programas como o Intercâmaras, que está promovendo a integração entre a Assembleia e Câmaras municipais. Para isso, contamos com o apoio fundamental de parceiros respeitados como Ordem dos Advogados do Brasil, regional de Goiás, Ministério Público e Senado”.
A declaração é do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helder Valin, ao fazer um balanço muito positivo do primeiro ano de gestão da atual Mesa Diretora, que se completa nesta segunda-feira, 1º de fevereiro.
Nos próximos dias, adianta o Presidente, será apresentado à sociedade um novo projeto de Tecnologia da Informação no Legislativo, que vai aumentar a interatividade e permitir que o cidadão possa acompanhar com mais transparência a administração da Casa e o trabalho dos parlamentares.
Um novo portal na internet, muito mais interativo e funcional, será a face mais visível da política de Tecnologia de Informação do Legislativo. Por meio dele, o cidadão poderá ouvir e assistir às sessões legislativas quando desejar, acompanhar e participar de audiências públicas e ainda apresentar denúncias às comissões temáticas do Poder.
Intercâmaras
O Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo (Intercâmaras), segundo Helder Valin, é considerado uma das principais conquistas da atual gestão. Em 2009, foram promovidos 13 encontros regionais, que contaram com a participação de 2 mil 889 vereadores de 246 Câmaras goianas.
Nesses eventos, foram ministradas palestras sobre temas relevantes para o trabalho nas Câmaras como técnicas legislativas, confecção orçamentária, administração pública e prerrogativas dos parlamentares.
O Intercâmaras também está democratizando o acesso às informações sobre os legislativos goianos na internet. Até o início do programa, apenas 57 câmaras municipais de Goiás tinham sites na rede mundial de computadores. No segundo semestre de 2009, 70 novos sites foram entregues e, até o final deste ano, todos os legislativos municipais goianos terão suas páginas na internet.
Helder Valin destaca que o esforço conjunto foi fundamental para o sucesso deste 1º ano. “Todas as decisões importantes da Assembleia são tomadas após consulta ao Colegiado de Líderes. Sem o apoio de todos os membros da Mesa Diretora seria impossível realizar o Intercâmaras ou modernizar o sistema de informática da Casa”, destaca.