Projeto que amplia a Região Metropolitana de Goiânia pode ser votado nesta semana
Pode ser votado em segunda e definitiva votação, ainda nesta semana, o projeto de lei proposto pelo deputado Marlúcio Pereira (PTB) que altera a Lei Complementar de nº 27, de 30 de dezembro de 1999. Com as alterações, novos municípios serão incluídos na Região Metropolitana de Goiânia e o Poder Executivo ficará autorizado a instituir o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e a Secretaria Executiva. A proposta também prevê a constituição do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Capital.
Pela matéria, fica criada a Região Metropolitana de Goiânia — Grande Goiânia —, com 20 municípios, na forma prevista no artigo 4 da Constituição de Estado. A nova organização compreende os municípios de Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
"A Região Metropolitana de Goiânia tem experimentado um grande crescimento populacional, demográfico e econômico, o que tem refletido diretamente na qualidade e eficiência dos serviços públicos de interesse comum prestados pelos municípios da região", afirmou Marlúcio Pereira.