Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto sobre fomento à economia solidária pode ir a primeira votação nesta semana

15 de Março de 2010 às 12:01

Os deputados devem apreciar ainda esta semana, em primeira votação, o projeto de lei de autoria do deputado Mauro Rubem (PT) que institui a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária (Pefeps). O Pefeps tem como diretriz a promoção da economia popular solidária e o desenvolvimento de grupos organizados autogestionários de atividades econômicas.

De acordo com o projeto, a economia popular solidária constitui-se de iniciativas da sociedade civil que visam à geração de produto ou serviço, por meio da organização, cooperação, gestão democrática, solidariedade e distribuição equitativa de riquezas produzidas coletivamente. E, ainda, através da autogestão, desenvolvimento local integrado e sustentável, respeito ao equilíbrio dos ecossistemas, valorização do ser humano e do trabalho, e do estabelecimento de relações igualitárias entre homens e mulheres.

O objetivo da proposta é integrar estas iniciativas e tornar suas atividades autossustentáveis, por meio de programas, projetos, parcerias com a iniciativa privada, convênios e outras formas admitidas por lei. "As organizações de economia solidária são parte desta construção histórica e como tal devem ser compreendidas em seu elevado potencial, não apenas como formas marginais de atender a demandas de consumo e produção", justificou Mauro Rubem.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.