Helio de Sousa avalia ações de combate a dengue e gripe suína
O deputado Helio de Sousa (DEM), que é médico, fez uma avaliação das ações de combate à dengue e à gripe suína que estão sendo executadas pelo poder público como um todo, ou seja, município, Estado e União. “Diria que precisamos nos manter em alerta máximo, em estado de guerra, no combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, bem como no combate ao vírus H1N1 da Influenza A, gripe suína”, ressaltou.
Para Helio de Sousa, a dengue é uma questão de cidadania, envolvendo a responsabilidade do Estado e o próprio cidadão. “E esse fator agregante de trabalho em comum, infelizmente não atinge ainda aquilo que precisamos ter. Os números, apesar de estarem estacionados, são alarmantes para o período em relação ao ano passado. Então diria que é preciso deflagrar e manter como está de alerta máximo, em estado de guerra o combate ao mosquito da dengue”, frisou.
Com relação a gripe suína, Helio de Sousa lembrou que o governo brasileiro enfrentou essa realidade como praticamente todos os países no mundo, e tem buscado, agora, uma ação até mesmo para evitar um surto dessa doença, ao exemplo do que ocorreu com a dengue em algumas localidades.
“Como é inviável vacinar toda população brasileira, o que seria ideal, logicamente que se está buscando a resposta em cima dos grupos considerados de risco, como profissionais de saúde, gestantes, crianças em determinadas faixas etárias. Entendo que este é um paliativo, porque só vamos debelar de maneira conclusiva a situação quando toda a população tiver acesso à vacinação”, concluiu o parlamentar.