31 de Março de 2010 às 12:38
Marcos Ermírio de Moraes ganhou Cidadania e anistiados receberam Medalhas do Mérito, nesta quarta-feira, 31.

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial na manhã desta quarta-feira, 31, no Plenário Getulino Artiaga. Na solenidade, por iniciativa do deputado Evandro Magal (PP), foi entregue o título de Cidadão Goiano ao empresário Marcos Ermírio de Moraes. Também foram entregues 17 Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a vários anistiados que sofreram durante a ditadura militar ocorrida no País de 1964 a 1985, por proposta do deputado Cláudio Meirelles (PR).

Compuseram a mesa da solenidade o presidente em exercício, deputado Álvaro Guimarães (PR); o vice-governador do Estado, Ademir Menezes de Oliveira; o presidente da Associação dos Anistiados do Estado de Goiás (Anigo), Élio Cabral de Souza; o empresário Marcos Ermírio de Moraes; e o corregedor do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Tejota.

Também fizeram parte da mesa o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro, representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB); o deputado federal Roberto Balestra (PP); o secretário-geral da Governadoria, Carlos Roberto Peixoto; o diretor administrativo da Assembleia Legislativa, Júnior Vieira, representante do senador Marconi Perillo (PSDB); e o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Claiton Divino de Souza Coelho.

Os deputados Cilene Guimarães (PR), Álvaro Guimarães (PR), Helio de Sousa (DEM), Júlio da Retífica (PSDB), Wagner Guimarães (PMDB), Betinha Tejota (PSB) e Tiãozinho Costa (PTdoB) participaram da solenidade, que contou ainda com a apresentação do coral do Centro de Educação Infantil Hipoderme, da Fundação Teuto.

Título de Cidadão Goiano

Em seu discurso, o deputado Evandro Magal enfatizou a história e as qualidades do novo cidadão goiano, o empresário Marcos Ermírio de Moraes. “Marcos largou a confortável posição de executivo no grupo Votorantim, um dos mais poderosos do País, para se dedicar a uma paixão: os ralis”, ressaltou.

Formado em engenharia florestal, o homenageado é filho de Ermírio Pereira de Moraes. Há 14 anos, Marcos Ermírio comanda a Dunas Race, empresa organizadora do Rally Internacional dos Sertões, que desde 2002 monta uma megaestrutura em Goiânia para o prólogo do evento. Para Magal, os ralis são plataforma de importantes interesses para o País, reunindo competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental.

M
arcos Ermírio lembrou que, no início de sua história como coordenador do Rally dos Sertões, em 1998, o evento tinha pouco reconhecimento nacional e quase nenhum internacional, porém hoje, com o apoio fundamental que foi dado ao evento pelo Estado de Goiás, o Rally dos Sertões é referência mundial em competições off road.

“Goiás possui uma infinita variedade de pontos e estrutura turística que fez com que criássemos aqui o polo de partida de nossa competição. Em minha opinião foi uma injustiça a capital goiana não ter sido escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo”, disse o empresário.

Marcos Ermírio destacou ainda que apesar da referência principal de sua relação com o Estado hoje ser o rali, sua história em Goiás começou ainda em meados da década de 70, quando seus familiares iniciaram investimentos em mineração e de lá pra cá, mantém uma diversificada linha de atividades em todo o Estado. O homenageado também agradeceu à Assembleia e ao deputado Evandro Magal pelo título recebido.

Anistiados

O deputado Cláudio Meirelles contou que seu pai, Olinto Meirelles, também foi vítima da ditadura militar. Cláudio acredita que o País vive hoje um amadurecimento político e democrático devido ao papel fundamental desempenhado pelas pessoas que resistiram à ditadura iniciada com a Revolução de 64.

Para o parlamentar, é necessário lutar para não permitir que essa fase tão marcante da história brasileira se perca na memória das pessoas. “Por sua coragem, estas pessoas sofreram grandes perdas. Hoje, reconhecemos a contribuição de nossos homenageados para a construção e fortalecimento da democracia brasileira”, enfatizou.

O presidente da Associação dos Anistiados do Estado de Goiás, Élio Cabral de Souza, discursou em nome de todos os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo. Para Élio Cabral, a ditadura militar ocorrida no País de 1964 a 1985 provocou grandes prejuízos à sociedade brasileira, mas que a resistência dos brasileiros permitiu que a esperança nunca se perdesse.

O presidente também afirmou que, após 30 anos da anistia, ainda falta mostrar e punir todos os crimes ocorridos durante a ditadura. Cabral também estendeu a homenagem a todos os que perderam a vida em virtude das perseguições políticas do período.

Receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira:

Antônio José de Moura
Cristiano Rodrigues Teixeira da Silva