Sesi em Goiás: 57 anos de trabalho com responsabilidade social

05 de Abril de 2010 às 12:05
Artigo do deputado Ozair José (PP) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 02.04.2010.
* Ozair José é líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa

Por minha iniciativa, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou requerimento de cumprimentos ao Serviço Social da Indústria, Sesi, pelos 57 anos de atuação em Goiás, comemorados dia 28 de fevereiro último. Cumprimento aos diretores, funcionários e a comunidade goiana na pessoa de Paulo Vargas, superintendente regional do Sesi.

A Assembleia Legislativa de Goiás destaca a importância da instituição, tendo em vista seus visíveis esforços para melhorar a vida do industriário e seus dependentes, por meio de prestação de serviços em saúde, educação, lazer, cultura e promoção da cidadania.

O Serviço Social da Indústria está presente em Goiás desde 1955, tem por finalidade a prestação de serviços sociais que atendam as necessidades das empresas e dos trabalhadores, contribuindo para a melhoria das relações de trabalho, da qualidade de vida do trabalhador e da produtividade industrial.

O Sesi-GO investe esforços no sentido de estar sempre se adequando às exigências de um novo tempo em que os desafios do mercado passam por questões relacionadas à qualidade dos produtos/serviços e se fundamentam, sobretudo, pelo conhecimento.
Um tema sempre presente é o da responsabilidade social, marca da instituição enquanto estimuladora e executora dessa função no setor industrial.

A responsabilidade social amplia-se ao nível da compreensão da sociedade e do empresariado, e, com isso, surgem novas formas de pensar as relações da instituição com seu ambiente de atuação. Nessa perspectiva, e frente a um cenário de poucas alternativas materiais, a instituição estabelece suas diretrizes e estratégias e administra seus recursos.

O Sesi exerce papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros. É, também, parceiro das empresas, fornecendo apoio ativo na implantação e desenvolvimento de projetos de benefícios sociais para funcionários.

A responsabilidade social no Brasil caminha lado a lado com a história do Sesi. Fundado durante a Era Vargas, o Serviço Social da Indústria nasceu juntamente com importantes conquistas para a qualidade de vida do trabalhador, encabeçadas pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

O Sesi não é apenas pioneiro, mas um agente de transformação. Por quase 60 anos tem se dedicado em Goiás a atender aos trabalhadores da indústria com o máximo de atenção, zelando pelo seu bem-estar e saúde. Tudo partiu de uma visão simples: as pessoas são a força motriz e razão para as indústrias existirem; o resto é maquinário.
Garantir o exercício da cidadania aos industriários e suas famílias é o desafio do Sesi. Para isso, além da estrutura física com centros de atividades, colônias de férias e clubes do trabalhador, a entidade oferece programas como a Ação Global e o Cozinha Brasil. Os trabalhos de promoção da saúde integram a agenda de iniciativas do Sesi que motivam o empregado da indústria a ter uma vida mais saudável.

Para complementar o serviço prestado à comunidade industriária, o Sesi se propõe a estimular a gestão socialmente responsável nas empresas, contribuindo para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Um exemplo dessa linha de atuação é o PSQT – Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho.

Nas últimas décadas, a instituição conquistou a confiança de milhares de brasileiros graças a um trabalho ético e transparente, comprometido com a inclusão social. O lazer, a saúde e a educação são os pilares dos investimentos da rede, presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, somando 2.006 municípios atendidos. Esta estrutura garante presença constante da entidade na vida do trabalhador.