Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenageado pede luta pela sobrevivência da imprensa

05 de Abril de 2010 às 22:03

Ao discursar em nome dos homenageados, o secretário de redação do Diário da Manhã, jornalista Deusmar Barreto, destacou que a comenda deve simbolizar a luta e a resistência dos profissionais da imprensa em Goiás que, nos últimos anos, enfrentam “um cenário de adversidades em face do encolhimento dos veículos de comunicação, já que há uma asfixia financeira que gera demissões em massa e atrasos nos salários da categoria”.

Para Deusmar, a imprensa no Estado “sobrevive de maneira heróica, tendo como combustível apenas o ideal, a abnegação e o sacrifício de jornalistas que insistem em manter as estruturas de comunicação porque sabem que elas são fundamentais para o debate, a informação, a análise e a crítica que propiciam a correção de rumos da sociedade, a fiscalização dos atos dos governantes e o advento das mudanças”.

De acordo com ele, recursos para veículos de imprensa não devem ser vistos como encargos, mas como investimento no fortalecimento das instituições e na difusão de processos culturais imprescindíveis para a plena formação da cidadania.

Deusmar concluiu seu discurso fazendo uma defesa intransigente do “direito universal à liberdade de expressão, contra a intolerância e o preconceito, a favor da diversidade e do debate aberto de idéias, sempre tendo como ponto de partida e de chegada a verdade e a imprescindível ética”.

A homenagem aos 48 jornalistas que se destacam em Goiás foi proposta pelo deputado Fabio Sousa (PSDB), em comemoração ao Dia do Jornalista. A sessão solene foi realizada na noite desta segunda-feira, 5, no plenário Getulino Artiaga, onde os homenageados receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.