Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Jornalista

05 de Abril de 2010 às 22:46
Assembleia Legislativa homenageou 48 jornalistas com a Medalha do Mérito Legislativo nesta segunda-feira, 5.

A Assembleia Legislativa realizou sessão especial nesta segunda-feira, 5, para homenagear, em plenário, profissionais de imprensa pela passagem do Dia do Jornalista. Receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta comenda da Casa, 48 profissionais que se destacam na área. A iniciativa foi do deputado Fabio Sousa (PSDB).

Fábio Sousa ressaltou que lidar com a notícia, falada, escrita e televisionada, sempre com zelo e carinho é mais que um trabalho para esses profissionais, é, além de tudo, uma vocação. “É impossível se pensar uma democracia sem uma imprensa livre, e é essa imprensa livre que possui a responsabilidade social de saber driblar as dificuldades impostas pelo dia a dia, para levar a informação à população”.

“A Assembleia Legislativa rende sua mais importante homenagem, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a esses profissionais, por tudo que representam e por tudo que ajudaram a construir nesse Estado. Eu como colega jornalista, reverencio o papel de vocês, como uma imprensa ética e acima de tudo livre”, concluiu o parlamentar.

Ao discursar em nome dos homenageados, o secretário de redação do Diário da Manhã, jornalista Deusmar Barreto, destacou que a comenda deve simbolizar a luta e a resistência dos profissionais da imprensa em Goiás que, nos últimos anos, enfrentam “um cenário de adversidades em face do encolhimento dos veículos de comunicação, já que há uma asfixia financeira que gera demissões em massa e atrasos nos salários da categoria”.

Para Deusmar, a imprensa no Estado “sobrevive de maneira heróica, tendo como combustível apenas o ideal, a abnegação e o sacrifício de jornalistas que insistem em manter as estruturas de comunicação porque sabem que elas são fundamentais para o debate, a informação, a análise e a crítica que propiciam a correção de rumos da sociedade, a fiscalização dos atos dos governantes e o advento das mudanças”.

De acordo com ele, recursos para veículos de imprensa não devem ser vistos como encargos, mas como investimento no fortalecimento das instituições e na difusão de processos culturais imprescindíveis para a plena formação da cidadania.

Deusmar concluiu seu discurso fazendo uma defesa intransigente do “direito universal à liberdade de expressão, contra a intolerância e o preconceito, a favor da diversidade e do debate aberto de idéias, sempre tendo como ponto de partida e de chegada a verdade e a imprescindível ética”.

Dia do Jornalista

O Dia Nacional do Jornalista é celebrado oficialmente no dia 7 de abril. Cada deputado escolheu dois jornalistas para homenagear. O 7 de abril foi instituído como "Dia do Jornalista" pela Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.

Homenageados

A lista dos jornalistas e demais profissionais da comunicação homenageados é a seguinte:

Aeliton Moreira da Silva
Anália Divina Morais Cavalcante
André Luiz Furquim Carvalho
André Luiz Wenceslau
Antônio Carlos de Camargo
Antonio Pereira da Silva Filho
Cairo Santos Macedo
Carlos José Silva
Charles Antônio Daniel
Cleybets Lopes da Silva
Cristiane Ferreira Lima
Deusmar Barreto
Dikson Sucena Ulhôa
Ediana da Cunha Pimenta
Edmar Duarte de Lima
Eliomes Fernandes Maciel
Erika Machado Lettry
Euclides Gonçalves de Oliveira
Fernanda Clara Cândido Freire
Fleurymar de Souza
Giuliana de Fransescantonio
Gizele Alves Glória
Helio Alves Pereira
Isanulfo de Abreu Cordeiro
Ivan Vieira Soares
João Antônio Pinheiro Camargo
João Batista Carvalho Faria
João Cordeiro Rolim
João Lemes Faleiro
Jorge dos Reis Braga
José Antônio Waldemar Cardoso
José Maria de Souza
José Renato Assis
Karolinne Rodrigues Teodoro Prudêncio
Leonardo Felipe
Lucivan Machado
Luiz Pedro Barbosa Silveira
Marcílio Borges Velasco
Marcos Barbosa de Jesus
Mariana Nery Távora
Marizete Correntino da Cunha
Mirelle Irene Ferreira Alves de Oliveira
Pedro Dias da Silva
Roberto Naborfasan
Rodrigo Lewergger Meirelles Piccirili
Tainá Rakan Borela
Thaís Alves da Silva Romão
Túlio Menezes Roque
Wilson Lopes de Menezes
 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.