Resposta da CPI

06 de Abril de 2010 às 10:13
Helio de Sousa, deputado que presidiu a CPI da Celg, está convencido de que o relatório final foi satisfatório à sociedade.

O deputado Helio de Sousa (DEM), que atuou como presidente da CPI que investigou as causas do endividamento da Celg, mostra-se convencido de que a população está plenamente satisfeita com o relatório final. “Não tenho nenhuma dúvida que até o presidente Lula, que cobrou o nome dos culpados na Praça Cívica, no dia 13 de agosto de 2009, já está sabendo quem quebrou a Celg”, enfatiza.

Para Helio de Sousa, o relatório assinado pelo deputado Humberto Aidar (PT) é bastante objetivo no esclarecimento da questão. “As verdadeiras causas pela difícil situação da empresa foram as vendas das Usinas de Corumbá e de Cachoeira Dourada, os reflexos da criação do Estado do Tocantins, os incentivos à Codemin, os contratos de compra e venda de energia elétrica com a Endesa, as ações judiciais movidas pelas prefeituras, os empréstimos a curto prazo, a terceirização dos serviços prestados, a prioridade ao pagamento de bancos, as dívidas do governo estadual e das prefeituras e o não reajustamento de tarifas”, destaca ele.

Quais serão os próximos passos agora, após a divulgação do relatório final? O deputado do DEM esclarece que o levantamento já foi entregue ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público. “A punição não é atribuição do Poder Legislativo. Existem pontos obscuros, que precisam de maior detalhamento, daí o encaminhamento da papelada ao Ministério Público para analisar e punir os culpados por improbidade administrativa”, completa ele.