Homenagem a PMs
A Assembleia Legislativa realizou sessão especial itinerante em Aparecida de Goiânia, nesta sexta-feira, 23, para homenagear 118 policiais militares com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A iniciativa foi do deputado Marlúcio Pereira (PTB), em parceria com o colega de partido, Coronel Queiroz. A sessão especial aconteceu na Associação Comecial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), às 10 horas.
Compuseram a mesa da solenidade o presidente em exercício, deputado estadual Coronel Queiroz (PTB); o vice-governador do Estado, Ademir Menezes; o diretor do Foro de Goiânia, Carlos Elias da Silva (representante do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Paulo Teles); o secretário municipal de Governo, Marinho Rezende (representante do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; e o suplente de deputado federal Chico Abreu.
Também fizeram parte da mesa o chefe de gabinete da Guarda Municipal de Goiânia, Antônio Alves da Silva (representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia); Lilian Conceição Mendonça de Araújo (representante do procurador-geral de justiça, Eduardo Abdon Moura); Daniel Adorni (representante da Secretaria de Segurança Pública de Goiás); coronel Jurai Alves de Sousa (representante do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Carlos Antônio Elias); major José Borges Filho (representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Uilson Alcântara Manzan); o vereador Veter Martins (representante do senador Marconi Perillo); e o assessor Aluysio Vidal (representante do senador Demóstenes Torres).
Para Marlúcio, a sessão é merecida já que estes homens não medem esforços para garantir à sociedade uma segurança pública de qualidade. "Muitas vezes, se submetem a horas excessivas de trabalho, não têm tempo para família e não são remunerados como deveriam”, destacou o petebista.
O deputado lembra, ainda, que além de uma homenagem, o momento é de reflexão para a Segurança Pública. “Durante a sessão vamos repensar este tema, lembrando que a Segurança Pública não se faz apenas de homens fardados ou fortemente armados. Se faz promovendo uma Educação de qualidade, Saúde, acesso ao esporte e ao lazer”, ponderou.
Para Coronel Queiroz, a iniciativa também proporcionou mais visibilidade à Casa. “Um evento como esse tira a Assembleia de dentro de sua sede e a leva ao encontro do povo. Precisamos dessa interatividade”, concluiu.
O coronel da Polícia Militar, Moises de Mendonça, um dos homenageados, discursou em nome de todos os que foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Segundo ele, nada mais gratificante na vida de um homem que o reconhecimento. “A atitude de sermos agraciados nesta homenagem aumenta nossa responsabilidade e solidifica nossa parceria em defesa dos interesses da sociedade”, ressaltou.
Aos homenageados
O secretário de Governo, Marinho Rezende, que representou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Luiz Alberto Maguito Vilela (PMDB), na homenagem a policiais militares do município, comentou sobre a importância da iniciativa do deputado Marlúcio Pereira (PTB). Ele acredita que a Polícia Militar está num período de crescimento e transformação, principalmente no quesito de melhoria intelectual, e citou o concurso para soldado da PM que está por vir.
O comandante do 7º Batalhão, Major José Borges Filho, que também participou da cerimônia e expressou seu reconhecimento para com os homenageados afirmou que a PM e o Corpo de Bombeiros são instrumentos de prestação de serviço relevante à sociedade e carece reconhecimento. "Essa solenidade credencia a qualidade do serviço que está sendo homenageado", ressaltou o Major.
Por motivos de viagens ao interior goiano, o Senador Demóstenes Torres (DEM) não pode estar presente na sessão itinerante. No entanto, seu assessor Aluysio Vidal o representou e destacou a satisfação dos homenageados em receberem uma comenda de tamanha importância como a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
O Coronel Odair Ângelo de Menezes, na ocasião representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Antônio Elias, relatou e relevância dessa homenagem que é uma motivação aos PMs pelos bons serviços prestados. “Esse reconhecimento é importante para os bons policiais que se destacam”, afirmou Coronel Menezes.
PMs fazem parte da história de Aparecida
Segundo Marlúcio, Aparecida sempre foi caracterizada como uma cidade violenta, mas que sempre pode contar com os PMs lutando ao lado do povo. "Essa homenagem é o mínimo que poderíamos fazer por eles. São pessoas que largam suas casas cedo e vão combater o crime, e, às vezes, nem sabem se voltam para casa”, frisou Marlúcio.
Ele também afirma que quando Aparecida ainda era chamada de Baixada Fluminense, bem como de outros nomes ruins, a Polícia Militar já estava aqui presente. Para comprovar a atuação dos PMs, os deputados petebistas lembraram de alguns projetos desenvolvidos pela PM goiana que aproximam mais os policiais da comunidade.
Eles citaram o Polícia Comunitária, em que a população dispõe do celular do policial de sua região, bem como o Proed, que trabalha com crianças e adolescentes, alertando-os sobre os perigos das drogas. Enfatizaram também a importância do Colégio Militar, que, hoje, tem suas vagas bastante disputadas pela população que confia no trabalho da classe militar.
Marlúcio Pereira, que também é representante de Aparecida de Goiânia disse que fez questão de convidar o seu colega Coronel Queiroz para essa parceria, não apenas pelo fato de ele ter sido comandante-geral da Polícia Militar, mas especialmente pelo trabalho que desempenha na Assembleia Legislativa em defesa da classe militar.
“Fico feliz de ter ao meu lado o Coronel Queiroz, porque nesses quase três e anos e meio no parlamento goiano sempre defendeu com galhardia a Polícia Militar. E exatamente porque é uma pessoa que defende com sabedoria a sua classe que fiz questão de que ele presidisse essa sessão itinerante, em nosso município. E aproveito essa oportunidade, para rogar a Deus que continue dando sabedoria ao Coronel Queiroz, para continuar fazendo essa defesa dessa classe tão importante para o Estado de Goiás, para o País e para o mundo”, concluiu Marlúcio.
Vice-governador
Representando o governador Alcides Rodrigues (PP), o vice-governador Ademir Menezes (PR) participou da sessão itinerante. E antes de sentar à mesa dos trabalhos, Ademir, que foi prefeito de Aparecida de Goiânia, concedeu entrevista à imprensa, quando ressaltou a importância da homenagem.
“É um evento ímpar para nós da cidade de Aparecida, onde a Assembleia Legislativa do nosso Estado promove uma sessão itinerante que vai homenagear 118 pessoas. De uma forma direta, eles vêm colaborando e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da população da cidade de Aparecida, e para melhoria da qualidade de vida de todo nosso povo”, disse.
Quem foi homenageado
Adelmar Ribeiro da Silva
Ademir Costa dos Reis
Aguimar José de Amorim
Alexandre Martins de Oliveira
Anauro Rezende Borges Júnior
André Luis de Oliveira
Antônio Divino de Souza Moreira
Antônio Donizete Sousa Nunes
Arion Roldão Costa
Benedito Pereira Firmo
Carlos Eduardo da Silva Bastos
Carlos Magno Ladeira Lima
Carlos Melo de Oliveira
Cláudio da Costa Leão
Cleber César de Araújo
Cleverson Gonçalves dos Santos
Cloves Alves Gadelha
Daniel Freire Rezende
Danilo Souza Campos
Débora Lopes Gonçalves
Eberth Martins de Souza
Eder Fernandes
Edmilson Ferreira de Jesus
Edson de Sousa Valente
Edvaldo Rodrigues da Costa
Elias Pereira de Jesus
Elzié Arrais de Sousa Oliveira
Erinaldo Nogueira de Oliveira
Ernane Ribeiro de Almeida
Eunice Serafim da Silva Mendonça
Fábio Francisco da Costa
Francisco Borges de Lira
Francisco Camilo de Oliveira Neto
Francisco Canidé Maia
Francisco de Assis Ferreira Barbosa
Genyslane da Silva Marques
Geraldo Bernardino da Mota Neto
Gilberto Barbosa
Guilson Joaquim de Freitas
Heber Magalhães da silva
Hudson Ribeiro dos Santos
Hugo Batista de Paula
Isaias Rufino de Souza
Ismael José de Aguiar
Jair Regis Almeida
Jeane Teixeira Souza Siqueira
Jesus Nunes Viana
João Batista da Silva
José Antônio Gomes
José Carlos Ferreira
José Crisógono Ferreira do Nascimento
José Gonçalves dos Santos
José Luis de Sousa
Jucivânia Pereira da Silva
Kátia Simone Pires dos Santos
Keila Cristina Alves Rezende
Kildare Aparecido dos Santos
Lourival Ferreira dos Santos
Luciano Rodrigues de Faria
Lucimar Tomaz Fagundes
Luis Claudio Pires Laureano
Luiz Carlos de Souza
Marcela Pereira
Marcelo Alves dos Santos
Márcio Antônio Siqueira de Oliveira
Marco Tullio Dantas Leão
Marcos Antônio Arantes Pereira
Marcos Aurélio Chaveiro Rodrigues
Mário Martins Lopes Neto
Maurilis Fernandes da Silva
Mauro Ferreira Vilela
Moises de Mendonça
Moisés Neto da Costa
Munildo Gonçalves de Miranda
Nelson Elias de Oliveira
Nelson Guimarães Filho
Nilda Gomes de Moraes
Onilton Rodrigues de Almeida
Pascoal Machado Peres
Paulo Sérgio Alves de Oliveira
Paulo Sergio da Silva
Paulo Teles Veras Guarany
Pedro Célio Alves Júnior
Rafael Lucindo de Souza
Raimundo Alves da Costa Filho
Raimundo da Silva
Reginaldo José Rosa
Renato Rodrigues da Mata
Rogério Gomes de Morais
Rubens Maia da Silva
Sandro Mauro Pereira de Almeida
Sebastião Claro de Araujo
Sebastião José da Cruz
Sidneia Rodrigues Carvalho
Silso Gomes Morais
Silvair Gomes do Carmo
Silvio Aparecido Nunes Moreira
Thiago Rodrigues Ottoni
Tiago Divino Lemos Alves da Silva
Valdeci Antonio dos Santos
Valdeci José Gonçalves
Valdir das Neves Corrêa
Valdir de Lima Barros
Valteídes Inácio de Sousa
Vanderlei Camilo de Oliveira
Vânio Borges Naves
Vitor Ferreira
Wagner dos Santos
Wagner Rodrigues de Souza
Waldinei Soares da Silva
Waldivino Antônio Floriano
Wallace Venâncio de Moraes
Walter Caetano Pereira
Weberton Inocêncio da Costa
Welington Silva Santos
Wilmar Geraldo da Costa Ferreira
Yara Gonçalves Meirelis
Zenaide Moreira de Freitas