Dona Petronilha explica como surgiu a Chica Doida
O prefeito de Quirinópolis, Gilmar Alves (PMDB), e a primeira-dama do município, Maria Zélia Teodoro Alves, participaram do café da manhã de lançamento do 2º Festival Gastronômico e Cultural “Chica Doida”, que será realizado em Quirinópolis, nos dias 20 a 23 de maio. Gilmar falou sobre o objetivo de levar a culinária local para todo o Brasil. “É um prato muito gostoso. Através disso podemos divulgar o potencial gastronômico e turístico da cidade de Quirinópolis.”
Maria Zélia destacou que a "Chica Doida" é um prato tradicional de Quirinópolis e explicou que em Goiânia e em outras cidades existem alguns restaurantes que o servem e divulgam. “Até hoje não conheço nenhuma pessoa que não goste”, relatou. Segundo ela, o nome “Chica” é em homenagem a Francisca, funcionária de Dona Petronilha, que criou a iguaria, e “Doida” é devido ao sabor apimentado.
Dona Petronilha, a precursora da "Chica Doida", conta como surgiu o prato. “Um dia estávamos fazendo pamonha, a palha do milho acabou, mas ainda havia massa de milho. Então coloquei tudo numa vasilha e fui temperando. Deu certo!”, explica.
Os ingredientes-base para fazer a tradicional receita da Dona Petronilha são milho, manteiga de leite, jiló, guariroba, linguiça de porco e pimenta malagueta.