Projeto prevê meia-passagem intermunicipal a estudantes universitários
O projeto de lei do deputado Frei Valdair (PTB), já encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia, institui o direito de pagamento de meia-entrada no valor cobrado pelos ônibus intermunicipais a estudantes universitários.
De acordo com o projeto, o benefício será concedido a estudante universitário que estiver cursando qualquer curso de graduação ou pós-graduação, em instituições de ensino reconhecidas oficialmente. Além disso, o benefício é válido durante o ano inteiro, inclusive em feriados, sendo que o estudante deverá comprovar sua situação com a carteira de identidade estudantil confeccionada pela UNE, União Nacional dos Estudantes.
Frei Valdair justifica a iniciativa dizendo que houve um crescimento vertiginoso das instituições de ensino superior em Goiás e que esse crescimento tem um efeito positivo para o Estado, mas que, por outro lado, é preciso observar as dificuldades financeiras vividas pela população estudantil que, em instituições privadas, tem um alto custo com o valor das mensalidades e em instituições públicas enfrentam a escassez de vagas e a longa distância.
”Esse projeto é uma contribuição para que os jovens possam ter acesso e permanência nas universidades, livrando-os do gasto de terem que arcar também com sua locomoção, devido ao alto preço das passagens. Além disso, o sistema de meia-passagem é uma conquista histórica da juventude estudantil”, justificou Frei Valdair.