Tiãozinho Costa discute "Desafios para a Sustentabilidade"

02 de Junho de 2010 às 17:53

O deputado estadual Tiãozinho Costa (PTdoB) promove na próxima segunda-feira, 07 de junho, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, às 8h30, um Painel de Debates em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05. O evento vai discutir os “Desafios para a Sustentabilidade” abordando temas como: Cerrado, Educação para a Sustentabilidade e Produção Agrícola Sustentável. Uma mostra de projetos ambientais desenvolvidos em escolas e instituições também está na programação.

Para o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia e vice da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é preciso pensar o Dia Mundial do Meio Ambiente como uma oportunidade para discutir ações que integrem a sociedade na busca de alternativas para a sustentabilidade.

“Precisamos encontrar equilíbrio entre produção, preservação ambiental e desenvolvimento social. Discutir políticas públicas, ações que gerem sustentabilidade e estimulem a sociedade a promover essas idéias”, defende o parlamentar.

No painel de debates, o professor da UFG, gerente do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento, Laerte Guimarães Ferreira, falará sobre “Cerrado: Iniciativas de monitoramento e desenvolvimento”. A professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Oyana Rodrigues dos Santos abordará o tema “Educação para a Sustentabilidade”.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem, SENAR, Antônio Flávio Camilo de Lima, vai abordar outra vertente da questão ambiental a “Produção Agrícola Sustentável”. Haverá espaço para que todos os participantes dêem sua opinião.

Mostra Ambiental

O projeto Música na Escola do Colégio Estadual João Barbosa Reis, situado no bairro Madre Germana I em Aparecida de Goiânia, trará 25 alunos que executarão música erudita na entrada da Assembleia para receber os convidados. O projeto Horta na Escola, do mesmo colégio também estará exposto.

No saguão do Palácio Alfredo Nasser, colégios de Goianápolis e Uruana trarão iniciativas que visam à sustentabilidade. O Senar apresentará o programa “Agrinho”, que promove a educação ambiental, por meio de fotos e vídeos. Bonecos também irão interagir com o público, em busca de fomentar a consciência ambiental nos participantes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 durante conferência das Nações Unidas. A conferência que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais abordava a degradação humana sobre o meio ambiente, riscos para sua sobrevivência e a importância da preservação da diversidade biológica.

Do encontro surgiram documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros temas eram preocupações da época que se estendem até os dias atuais.

O Deputado

Gestor Ambiental, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) tem por principais bandeiras o agronegócio e o Meio Ambiente. Inúmeros projetos do parlamentar buscam a sustentabilidade e o atendimento às questões que se apresentam nos dois cenários.

Na Assembleia, audiências públicas com temas como: Aquecimento Global, Preservação do Cerrado, importância do replantio de margens entre outras, foram realizadas pelo deputado. Para Tiãozinho é dever do Legislativo buscar alternativas para a sustentabilidade e “o debate é a melhor forma de encontrar essas soluções de forma coletiva”.