Ícone alego digital Ícone alego digital

Meio Ambiente

02 de Junho de 2010 às 19:15
Tiãozinho Costa promove Painel de Debates em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda, 7.

O deputado estadual Tiãozinho Costa (PTdoB) promove nesta segunda-feira, 7 de junho, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, às 8h30, um Painel de Debates em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05.

O evento vai discutir os
“Desafios para a Sustentabilidade” abordando temas como: Cerrado, Educação para a Sustentabilidade e Produção Agrícola Sustentável. Uma mostra de projetos ambientais desenvolvidos em escolas e instituições também está na programação.

Para o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia e vice da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é preciso pensar o Dia Mundial do Meio Ambiente como uma oportunidade para discutir ações que integrem a sociedade na busca de alternativas para a sustentabilidade.

“Precisamos encontrar equilíbrio entre produção, preservação ambiental e desenvolvimento social. Discutir políticas públicas, ações que gerem sustentabilidade e estimulem a sociedade a promover essas idéias”, defende o parlamentar.


No painel de debates, o professor da UFG, gerente do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento, Laerte Guimarães Ferreira, falará sobre “Cerrado: Iniciativas de monitoramento e desenvolvimento”. A professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Oyana Rodrigues dos Santos abordará o tema “Educação para a Sustentabilidade”.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem, SENAR, Antônio Flávio Camilo de Lima, vai abordar outra vertente da questão ambiental a “Produção Agrícola Sustentável”. Haverá espaço para que todos os participantes dêem sua opinião.

Mostra Ambiental

O projeto Música na Escola do Colégio Estadual João Barbosa Reis, situado no bairro Madre Germana I em Aparecida de Goiânia, trará 25 alunos que executarão música erudita na entrada da Assembleia para receber os convidados. O projeto Horta na Escola, do mesmo colégio também estará exposto.

No saguão do Palácio Alfredo Nasser, colégios de Goianápolis e Uruana trarão iniciativas que visam à sustentabilidade. O Senar apresentará o programa “Agrinho”, que promove a educação ambiental, por meio de fotos e vídeos. Bonecos também irão interagir com o público, em busca de fomentar a consciência ambiental nos participantes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 durante conferência das Nações Unidas. A conferência que reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais abordava a degradação humana sobre o meio ambiente, riscos para sua sobrevivência e a importância da preservação da diversidade biológica.

Do encontro surgiram documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros temas eram preocupações da época que se estendem até os dias atuais.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.