Antônio Lavareda lança, em Goiânia, livro sobre campanhas eleitorais

04 de Junho de 2010 às 10:26

O  Professor Antônio Guimarães Lavareda Filho lançará o livro "Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais”, no próximo  dia 9, quarta-feira, às 19h30, no Auditório Lauro Vasconcellos da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da UFG, no Campus II.

O evento, promovido  pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, contará com uma conferência do referido professor, que é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

Nessa obra, Antonio Lavareda, que já participou de 76 campanhas, sendo três presidenciais, trata dos aspectos mais relevantes dessas atividades, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing (que recebe atenção especial).

O escritor usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.

Um capítulo trata especificamente daqueles que costumam ser as principais "armas" dos candidatos, os comerciais de TV. Além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado "neuromarketing" e está mudando a dinâmica das eleições.

O livro vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. "Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas", escreve Lavareda.

Maiores informações podem ser obtidas com:

Denise Paiva
Universidade Federal de Goiás