Deputado Thiago Peixoto estimula alfabetização na construção civil
Estudioso da Educação, o deputado Thiago Peixoto (PMDB) abre discussão interessante na Assembleia Legislativa. Ele está propondo a adesão das empresas da Construção Civil ao programa de alfabetização de trabalhadores. O projeto já foi aprovado preliminarmente e encontra-se agora na fase de debates na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A ideia de Thiago Peixoto é proporcionar uma educação mínima aos trabalhadores da Construção Civil. Para isso, ele está sugerindo que se dê preferência às empresas que aderirem ao programa na contratação de serviços junto ao Poder Público Estadual. O programa consiste em qualificar a mão de obra, através de aulas ministradas durante a execução de serviços, com duração mínima de um ano, garantindo-se duas horas de aula por dia.
Thiago lembra dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e esclarece que 33% dos trabalhadores registrados na Construção Civil não sabem ler nem escrever. "Em geral, desempenham funções auxiliares com pouca ou nenhuma especialização. Por isso, buscando mudar essa realidade, alguns sindicatos têm adotado programas de alfabetização nos canteiros de obras. Daí o nosso projeto para estimular a adesão das construtoras e grandes incorporadoras do Estado."