Livro “Abaixo e à Esquerda”, de autor brasiliense, será lançado dia 22

16 de Junho de 2010 às 10:32

O Centro de Cultura e Intercâmbio da Assembleia Legislativa promove na terça-feira, 22, no saguão de entrada da Casa, às 17 horas, lançamento do livro Abaixo e à Esquerda – Perspectivas de ecologismo popular na Amazônia”, de Pedro Lara de Arruda. O evento faz parte do projeto Terça Cultural, sob coordenação de Márcia Coutinho.

Pedro nasceu em 1988, em Brasília, onde graduou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), e está por concluir a graduação em História. Atualmente leciona Sociologia, Filosofia e História em escolas de ensino médio e pré-vestibular. O autor expressa em suas ideias a dimensão social do ambientalismo.

Texto na orelha do livro diz que a obra aborda as implicações humanas, ecológicas, éticas e estéticas dos conflitos relacionados ao meio ambiente, e se dedica a alcançar as raízes da temática ambiental. “Abaixo e à esquerda” se compromete a questionar, inovar e propor soluções transformadoras para as injustiças ambientais.

“... o empoderamento dos grupos fragilizados será uma meta extremamente coerente com a preservação ambiental, afinal será do intercâmbio de saberes que emergirá um conhecimento acertado dos efeitos e consequências e cada modelo de (inter) relação homem-natureza. O Ecologismo dos Pobres dará uma chance às respostas criativas que são historicamente aprisionadas na subcondição social de alguns grupos fragilizados”.