Ícone alego digital Ícone alego digital

Adaptação de computadores para deficientes visuais em lan houses tramita na CCJ

17 de Junho de 2010 às 10:31

O projeto do deputado Iso Moreira (PSDB) que determina a adaptação dos computadores de lan houses, cybercafés e estabelecimentos para a utilização de pessoas portadoras de necessidades visuais tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposta pode ser distribuída para receber relatoria parlamentar na reunião da Comissão prevista para esta quinta-feira, 17, às 14 horas, na Sala Solon Amaral.

De acordo com a proposta, os estabelecimentos cuja atividade fim seja relacionada à obtenção de lucros por meio da informática e, ainda, quaisquer outros locais que possuam dez ou mais computadores, serão obrigados a disponibilizar no mínimo um computador adaptado para utilização de pessoas com deficiência visual.

Os computadores adaptados deverão contar com equipamentos, tais como teclado em braile, programa de informática que possua leitor de tela, programa de informática destinado à pessoa com baixa visão que possua caractere gigante, fone de ouvido e microfone.

Segundo a justificativa do parlamentar, a inclusão digital é uma questão muito discutida hoje em dia, pois o mundo em que vivemos exige de todos o mínimo de conhecimento digital e de seus aparelhos.

“Infelizmente, a inclusão digital não está sendo feita de forma justa e verdadeiramente inclusiva, já que os deficientes visuais não são beneficiados com essa iniciativa das lan houses ou cybercafés, pois não possuem computadores adaptados para esses cidadãos”, ressaltou Iso Moreira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.