O caos no trânsito e suas soluções

17 de Junho de 2010 às 11:51
Artigo do deputado Fábio Sousa (PSDB) publicado no jornal Diário da Manhã, edição de 17.06.2010.
* Fábio Sousa é deputado estadual pelo PSDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás

A prefeitura de Goiânia nos últimos dias resolveu agir através de ações puramente paliativas para tentar melhorar o trânsito de Goiânia. Culpa não só do crescimento desordenado natural de uma cidade como Goiânia, mas, sobretudo da falta de planejamento e de ações estruturantes, a nossa Capital está vivenciando um verdadeiro caos em seu trânsito.

Qualquer ação que venha no sentido de melhorar a vida de nossos munícipes é bem-vinda. Entretanto, tentar resolver uma problemática como o nosso trânsito sem ações enérgicas e em muitos casos radicais, não vai trazer o resultado satisfatório para todos: uma mobilidade maior.

Parece que nos últimos anos as administrações municipais chegaram à conclusão de que se resolve o problema do trânsito com instalações de semáforos em vários pontos da cidade e a construção de dois viadutos. Estes elevados foram medidas acertadas, os sinaleiros apenas complicaram mais o trânsito.

Medidas enérgicas e corajosas como uma reformulação em nosso sistema de transporte coletivo é de extrema necessidade. Não há como resolver o problema de nosso trânsito sem um verdadeiro investimento em nosso transporte coletivo. É necessário que o poder público municipal encare os empresários, exigindo um transporte público de qualidade e que atenda aos anseios da população.

É preciso trazer para Goiânia o que deu certo em todo o mundo. Construir um metrô convencional em Goiânia é extremamente dispendioso e inviável. De superfície seria mais viável, mas também muito caro. Entretanto ha um meio termo totalmente viável para nossa cidade. Trata-se do Transporte leve sobre trilhos, ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que literalmente revolucionou o trânsito e o transporte público de cidades como Bogotá, a capital da Colômbia. Com apoio do governo federal e do governo estadual, podemos ter este grande avanço para a nossa cidade, ligando-a de norte-sul e leste-oeste, convergindo no centro.

Outras medidas também são importantes como o "alargamento" das principais vias, transformando algumas em mão única, com conversões e desvios feitos apenas pelo lado direito. Construção de um novo anel viário e ainda a abertura de ruas ou avenidas para escoamento de carros, desviando-os da vias mais movimentadas, mesmo que para isto tenhamos que desapropriar terrenos, indenizando os seus proprietários.

Sincronizar os sinaleiros e a construção de elevados em alguns pontos de grande convergência de automóveis, sem o desperdício em monumentos feios sem qualquer necessidade, também são medidas importantes que vão além de ações paliativas. A famosa "onda verde" será bem-vinda na busca da qualidade para o nosso trânsito.

Em Goiânia, além de um tempo precioso, perdemos a paciência e a qualidade de vida com um trânsito tão caótico. Cabe ao poder público municipal agir para transformar a nossa Capital na cidade maravilhosa que todos nós queremos.