Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei fomenta atividades do turismo rural em Goiás

17 de Junho de 2010 às 17:17

O deputado Luis Cesar Bueno (PT) apresentou projeto de lei já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que dispõe sobre a atividade do turismo rural e a política de fomento ao turismo rural no Estado de Goiás.

O projeto tem como diretrizes o incentivo a parcerias entre o Poder Público, entidades privadas, organizações não governamentais, instituições de ensino e científicas, órgãos e instituições públicas nacionais e internacionais, além do resgate e preservação dos valores culturais e históricos, considerando as raízes e os costumes regionais.

"O objetivo é diversificar o agronegócio, agregando aquecimento a produtos e serviços, como instrumento de aumento de renda e combate ao êxodo rural", afirma o deputado.

A justificativa do deputado Luis Cesar Bueno é que o turismo rural em Goiás é uma atividade ainda nova e que carece de instrumentos adequados. "O turismo rural é visto hoje como uma complementação de renda para fazendeiros que decidem aproveitar a beleza do sítio onde se localiza sua propriedade, como cachoeiras, trilhas, montanhas e, assim, acolher os habitantes das cidades próximas que buscam um passeio aprazível, ou o conhecimento e a experiência da vida campestre."

A atividade em Goiás

Turismo rural em Goiás é, segundo consta na matéria, o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural: produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, promovendo e resgatando o patrimônio cultural e os espaços naturais da comunidade rural goiana.

Também é considerado turismo rural em Goiás a oferta de serviços, equipamentos e produtos de operação e agenciamento, transporte, hospedagem, alimentação, recepção à visitação em propriedades rurais, recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural, eventos e outras atividades complementares que sejam praticadas no meio rural e que existam em função do turismo, ou que se constituam no motivo da visitação.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.