Ícone alego digital Ícone alego digital

Plano Goiás 2030 já está disponível na internet

23 de Junho de 2010 às 18:49
Entrou no ar, no último dia 17, a consulta pública através da internet do Plano Goiás 2030. Trata-se de um plano estratégico de longo prazo do Estado, e que qualquer cidadão pode acessar pelo site e responder a 30 perguntas sobre temas estratégicos para o desenvolvimento econômico de Goiás. Dentre os temas, estão: ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde, energia, etanol, mobilidade urbana, meio ambiente, segurança pública, transporte, turismo e oferta mundial de alimentos.

O Plano tem como objetivo alinhar propostas e programas estruturantes, tornando-se uma ferramenta capaz de servir como suporte na definição de ações governamentais, e, com isso, conduzir o Estado a novos patamares de desenvolvimento, com resultados concretos e reflexos positivos na melhoria da qualidade de vida da população.

O presidente da Assembleia Legislativa,  deputado Helder Valin (PSDB), assinou, em abril, um protocolo de intenções com o Governo do Estado para implementar o Plano Goiás 2030. A assinatura do protocolo envolveu representantes do Tribunal de Justiça do Estado, dos Tribunais de Contas do Estado dos Municípios e do Ministério Público de Goiás, e aconteceu durante a abertura do "Seminário Goiás 2030 – Uma Nova Visão do Estado".

Helder Valin ressaltou que o papel da Assembleia Legislativa é fundamental para que o Plano atinja os seus objetivos. “À Assembleia caberá a apreciação e votação de projetos de lei que garantam a implementação e a estabilidade do projeto”, enfatizou.

O presidente lembrou que países desenvolvidos, como os Estados Unidos e nações europeias, adotam projetos de médio e longo prazo para alcançar com maior eficiência metas estabelecidas, conquistando benefícios para seus cidadãos. “Agora, Goiás também contará com esta ferramenta”, disse.

Os recursos para elaboração do plano são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage), coordenado em Goiás pela Secretaria da Fazenda.

A previsão é que a consulta fique disponível no site www.consultaplanogoias2030.go.gov.br até o dia 2 de julho, com perspectiva de ampliação do prazo por mais algumas semanas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.