Cidadão Goiano
A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Thiago Peixoto (PMDB), realizou na noite desta quinta-feira, dia 19, sessão especial para entrega de Título de Cidadão Goiano ao advogado e professor universitário Arthur Edmundo de Souza Rios, natural de Campos Belos (MG).
Thiago Peixoto iniciou seu discurso dizendo que se preocupa em compartilhar com todos os presentes passagens da vida do advogado e jornalista Arthur Rios para que, no momento em que ele receber o Título de Cidadão Goiano, todos pudessem ter a convicção de que a propositura apresentada foi mais do que justificável.
“Arthur, ao construir sua carreira, conquistou as nossas mentes e corações. Cada gesto, cada ação o tornava mais amigo dos muitos amigos e amigas que conquistava. E cada dia da sua vida o tornava mais e mais goiano”, reforçou Thiago.
O parlamentar, então, fez um retrocesso da vida do homenageado, destacando sua vinda para Goiás, a pedido do avô do deputado, bem como sua carreira de assessor político e jornalista do jornal O Popular, professor da Universidade Federal de Goiás e advogado.
“Eu sequer tinha nascido e a ligação do Arthur com a minha família, Peixoto da Silveira, se consolidava no ano de 1962. Foi lá no antigo Hotel Amazonas, em Belo Horizonte, que, durante um jantar, meu avô, então deputado federal, se tornou o principal responsável pela vinda dele a Goiás. Arthur já exercia a profissão de jornalista e já era formado em Direito”, contou o deputado.
Thiago, voltando para o presente, citou a presidência da Academia Goiana de Direito como a menina dos olhos de Arthur Rios. “É lá que ele se dedica, à luz do Direito, em elevar o Estado de Goiás perante outros estados brasileiros”, disse.
Thiago Peixoto concluiu dizendo que, por tudo já dito, o Título de Cidadão Goiano representa, em linhas gerais, um muito obrigado de todos os goianos a Arthur. “Este novo goiano trouxe com ele a coragem e os princípios de uma juventude comprometida e engajada com o futuro da nossa terra”, finalizou o parlamentar.
Em discurso em homenagem ao advogado e professor Arthur Edmundo Rios, o desembargador Itaney Francisco Campos diz que o parlamento goiano se engrandece na noite de hoje ao reconhecer a importância de Arthur para Goiás. "É conhecida sua elegância mineira, seu jeito simples e despojado de trabalhar, mas nem por isso menos brilhante", afirmou.
O desembargador disse ainda que sua fé e ternura marcam sua vida de militância na advogacia. "A advocacia é a justiça militante, enquanto a magistratura é a justiça imperante", afirmou. "Foi assessor, dentre outros, de Jaime Câmara e de José Peixoto da Silveira, dois homens importantíssimos na história de Goiás", finalizou.
Homenageado
Em discurso de agradecimento, o advogado e professor universitário Arthur Edmundo de Souza Rios disse que a homenagem desta noite é inesquecível para ele. "Esta noite resgata parte da história de Goiás, por isso é especial", afirmou.
Arthur Edmundo de Souza Rios, que é professor das Faculdades de Direito e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), afirmou que em 1962 sua vida mudou quando recebeu um telefonema de Peixoto da Silveira e foi conhecer o jornalista Jaime Câmara. "A idéia era que Câmara saísse vice de Peixoto na eleição para governador de 1965 e todo o plano de governo fosse centrado na educação", afirmou.
Segundo Arthur, os planos dos democratas acabaram sendo frustrados em função da ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964. "A história de Goiânia é empolgante, Pedro Ludovico mudou o Estado para melhor e poderíamos estar muito mais avançados se não fosse a ditadura militar", completou.
O homenageado, que é membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas e presidente da Academia Goiana de Direito, finalizou seu discurso dizendo que esta homenagem é emocionante e só aumenta sua responsabilidade.